1934-OS SELOS PACELLI


20 DE OUTUBRO DE 1934-OS SELOS PACELLI

O Cardeal Pacelli, que participava do 32º Congresso Eucarístico Internacional de Buenos Aires, Argentina, resolveu visitar o Rio de Janeiro. Em homenagem ao Cardeal (e futuro Papa Pio XII), a emissão foi feita às pressas, gravada e impressa na Tipografia A. Ribeiro e Cia. no Rio de Janeiro. O papel foi fornecido pela Casa da Moeda do Brasil.

Os selos Pacelli foram impressos em duas chapas para cada valor.

A primeira comportava um bloco de 4 selos e a segunda de 8, de modo que para se completar a impressão de uma folha, esta ia 8 vezes à máquina quando se usava a 1ª chapa e 4 vezes com a 2ª chapa. A segunda metade do serviço era feita virando-se a folha, surgindo assim os selos opostos (tête-bêche) no centro da folha.

PAR EM TÊTE-BÊCHE

O Cardeal Pacelli veio para inaugurar a iluminação do Cristo Redentor no Corcovado. A ligação deveria ser realizada através de um sinal enviado por G. Marconi. Houve uma falha no sinal e a ligação foi feita manualmente, sem que ninguém percebesse.

Da primeira CHAPA foram emitidos os selos da PRIMEIRA e SEGUNDA tiragem. A segunda CHAPA produziu a TERCEIRA tiragem.

O meio mais fácil de classificar e distinguir a PRIMEIRA CHAPA (1ª e 2ª tiragem) da SEGUNDA CHAPA (3ª tiragem) consiste na observação dos riscos na nuvem acima do braço esquerdo que só aparecem na SEGUNDA CHAPA (3ª tiragem).

300 RÉIS SEM O RISCO NA NUVEM (PRIMEIRA CHAPA)

300 RÉIS COM O RISCO NA NUVEM (SEGUNDA CHAPA)

COMO DISTINGUIR A PRIMEIRA DA SEGUNDA TIRAGEM?

Isso agora é mais difícil.

NOS 300 RÉIS – A separação é realizada apenas observando-se as cores. Na primeira tiragem o selo aparece na cor vinho e na segunda na cor cereja.

C-78 NA COR VINHO

C-78 A NA COR CEREJA

NOS 700 RÉIS

TRIÂNGULOS

Na 1ª tiragem dos 700 réis o primeiro selo de cada quadra na folha apresenta uma falha oblíqua de 1 x 2 mm quase no centro da estátua – O FAMOSO TRIÂNGULO.

O TRIÂNGULO NO SELO SUPERIOR DA ESQUERDA

CUIDADO – Existem triângulos falsificados e existem outros sinais que permitem ao perito examinar e expedir um certificado de autenticidade. Exija um certificado na compra de um 700 réis com triângulo.

Os triângulo foram RETOCADOS na 2ª tiragem, medindo 0,5 x 2 mm – ou menos – valendo a cotação normal da 2ª (nº. C-79 A).

PAR COM SELO DA ESQUERDA COM O TRIÂNGULO RETOCADO

Os chamados triângulos da SEGUNDA provêm de folhas com UM só TRIÂNGULO na folha, em vez de OITO, como ocorreu na primeira tiragem.

O valor de uma quadra normal = 5 selos

Uma quadra em “tête-bêche” = Dois tête-bêches.

Formas de Pagamento