A COLEÇÃO DE SELOS DE MACAU-+ DE US$ 1.000.000


A INCRÍVEL HISTÓRIA DOS SELOS DE MACAU

Esta é uma história impressionante. Eu não a vivi e nem participei do evento, mas tomei conhecimento de tudo de alguns dos participantes. Os valores e os nomes foram inventados de forma a preservar as suas virtudes e os seus defeitos. .

A FEIRA DA PRAÇA DE REPÚBLICA

Há muito tempo atrás um jovem filatelista que trabalhava na empresa de lentes DFVasconcelos no planalto paulista viu entrar na fábrica o prefeito Toledo Pisa. Ele pediu ao seu patrão, o saudoso Décio Fernandes, também filatelista, que fosse criado no centro de São Paulo uma espécie de ponto de encontro dos amantes da filatelia e numismática. Toledo Pisa aceitou a proposta e assim nasceu a feira da praça de República.

O jovem filatelista chamava-se José Leandro de Barros Pimentel, conhecido no meio filatélico como o "borboleta". Ele sempre utilizava uma gravata borboleta, mesmo quando isso já não era costume.

A praça da República passou a ser nos domingos ponto de encontro dos filatelistas.

Eu era então pequeno e andava com o meu triciclo e um bom sorvete enquanto meus pais conversavam na praça.

Ela cresceu, entrou o artesanato e anos depois deixou de ter os seus fundadores: filatelistas e numismatas.

Muitos foram os comerciantes que iniciaram a sua vida profissional na velha Praça da República.

Os feirantes eram muitas vezes, e ainda são, desprezados pelos comerciantes estabelecidos. Muitas das casas comerciais esqueceram-se que no início tinham apenas uma pequena mala, depois uma banca e mais tarde um estabelecimento. Este seria o caminho natural de crescimento de um comerciante filatélico.

Outros feirantes, apenas complementam sua renda visitando a feira e outros fazem isso apenas para manter um contato com o meio.

Neste meio surgiu um homem de aparência simples, cujo apelido era Macau, por razões óbvias.

Assim como a maioria dos comerciantes, Macau mantinha uma coleção particular e comprava, vendia e trocava selos na praça. Ao que me consta ele não era visto como um grande colecionador, proprietário de imensa fortuna monetária e/ou filatélica.

Tinha apenas uma coleção de selos de MACAU.

Para quem não sabe Macau fica na costa chinesa e foi uma colônia de Portugal. Emitiu selos próprios em 1884/85. Um conhecido meu visitou Macau em 1990 e disse-me que a única coisa que permaneceu da época portuguesa foi a placa da PREFEITURA, ainda em nosso idioma. No resto tudo é chinês.

O comerciante MACAU faleceu e como sempre a família ficou com o grande desafio. Vender os selos já que ninguém, como usualmente acontece, tinha interesse em continuar a coleção.

O primeiro candidato apareceu para examinar e fez uma proposta. Comerciante estabelecido em São Paulo, com grande experiência no mercado olhou o objeto e disse ao herdeiro – sim eu posso adquirir esta coleção por 4 parcelas mensais de 1000 gugutzas. O herdeiro preferiu esperar e disse ter contatos em Hong Kong.

Um segundo comerciante soube da coleção e veio de avião para comprá-la. Ele ofereceu 20.000 gugutzas verdes. De volta ao Rio de Janeiro ofereceu a coleção de selos de Macau a um colecionador por 40.000 gugutzas verdes com troca. Isto quer dizer que parte foi paga em gugutzas verdes (metade) e parte em selos de valor.

A coleção que havia recebido uma oferta pequena de 4 parcelas de 500 gugutzas verdes, agora já era vendida por 40.000.

O novo proprietário tinha na época um secretário cujo apelido era "bizolhudo" e a dupla parecia Batman e Robin.

Então Robin perguntou a Batman – Santa loucura Batman, como você pode comprar Macau assim tão rápido. Eu nem sei onde fica Macau e só conheço Nescau que tem gosto de festa. Acalme-se Robin, vamos enviar um Batfax para a capital do mundo. Escreva no papel-temos Macau e queremos 500.000 gugutzas verdes.

O Batfax chegou ao destino e minutos depois um interurbano intercontinental. Batman atendeu o Mr. Bispo que estava ansioso por saber se Batman aceitava um 50/50. Batman disse, sim, pode trazer 50/50 desde que os selos sejam muito bons. Bispo reservou um hotel luxuoso e partiu em um jumbo para Gotlandcity.

A troca foi feita, 250.000 gugutzas verdes + peças maravilhosas do Brasil.

Batman ganhou um grande prêmio com a coleção de selos do Brasil e Bispo fez um leilão internacional.

O resultado final foi surpreendente: 2.000 gugutzas verdes (que seriam pagas em 4 vezes) viraram mais de 1 milhão de gugutzas em pouco espaço de tempo.

Visitando as páginas de um catálogo de selos do mundo você facilmente entenderá a oferta de 2.000 gugutzas. Os selos de Macau não marcam muito, mas não podemos esquecer que um CATÁLOGO é apenas uma referência. Não é nenhum livro sagrado, não classifica múltiplos, envelopes e outras coisas mais.

Isso torna a filatelia muito interessante e são estes fatos que a deixam ainda mais fascinantes. Creio que os participantes desta pequena saga irão reconhecer-se e espero que não fiquem chateados com os apelidos.

Os dei apenas para tornar a história, ou estória, mais picante.

Formas de Pagamento