A INSUPERÁVEL OBRA DE PAULO AYRES


A INSUPERÁVEL OBRA DE PAULO AYRES 

Paulo Ayres foi sem dúvida um dos maiores filatelistas que o Brasil já teve. Profundo conhecedor dos carimbos do Brasil Império, Paulo Ayres publicou em 1937 o conhecido CATALOGO DE CARIMBOS (BRASIL-IMPERIO), numerados de 1 até 500.

Uma obra difícil de encontrar e por isso também muito valiosa.

A introdução em português, inglês e francês traz uma chave para a classificação dos carimbos (ver imagem a seguir) muito útil e empregada até os dias atuais.

Aliás, o termo INSUPERÁVEL aplica-se bem ao catálogo de Paulo Ayres. Muitos tentaram aprimorar a obra e até eu mesmo fiz uma tentativa no Catálogo Enciclopédico de Selos e História Postal do Brasil. Todas as tentativas, a minha inclusive, falharam. Eu mesmo não deixo de consultar o antigo Paulo Ayres quando classifico um carimbo.

No site apresentamos (quando possível) os carimbos com a numeração PAULO AYRES (às vezes simplesmente a abreviação PA e o número do catálogo).

O trabalho para encontrar um carimbo (principalmente os mudos) é enorme. Podem-se gastar horas para classificar um carimbo (mudo). Além disso, ele deve estar sobre o selo e nítido. Só por isso eles deveriam custar muito mais.

Encontrar a origem dos carimbos mudos através de sobrecartas e fragmentos é também uma tarefa interessante e desafiadora. Nos casos conhecidos Paulo Ayres apresenta a cidade de origem de determinados carimbos mudos.

Um dos maiores desafios para o filatelista e pesquisador de carimbos está em obter uma boa coleção de carimbos mudos e falados. Uma tarefa que requer tempo, paciência e claro muitos recursos. Um desafio e tanto que acaba gerando lindas coleções.

Ultimamente há um crescimento no número de colecionadores de carimbos do Brasil Império.

Seja você também um CARIMBOLOGISTA.

 

Formas de Pagamento