Desvio de dinheiro público em 1802? Será mesmo?


CORREIOS-PROBLEMAS COM PRESTAÇÃO DE CONTAS EM 1805

OS DOCUMENTOS FALAM POR SI

O Intendente dos Correios de Sabará foi nomeado em 1802 pelo então Príncipe Regente D.João VI.

Chamava-se ele Bazilio Teixeira Cardozo Savedra.

Esta deve ser a mais antiga nomeação de um Intendente dos Correios no Brasil. Quando vi esta peça fiquei pasmo, como é possível um documento destes estar intacto após mais de 200 anos. Ele ainda apresenta a assinatura, meio infantil, do Príncipe Regente (D.Maria I havia ficado louca e o filho assumiu a Regência) e o selo Imperial. O documento é um show com a fita, já meio esgarçada, na cor rosa.

Veja uma imagem deste raro documento a seguir:

1802 - Nomeação do Intendente dos Correios de Sabará assinada pelo Príncipe Regente D.Jõao VI &

Espanto maior foi quando vi uma sobrecarta pré-filatélica de 1805 que do Rio de Janeiro foi enviada ao mesmo Intendente dos Correios de Sabará, o Sr. Bazilio Teixeira Cardozo Savedra. Com tarifa postal de 75 réis e carimbo CORºDO R.JANº, com a letra N ao contrário.

Veja a imagem a seguir.

Maior ainda foi meu espanto ao ler o texto interior: Solicitamos a prestação de contas dos serviços postais em Minas Gerais.

Será que ele prestou contas?

Não sei, mas como costumamos pensar sempre no pior........

Hum, e os fatos recentes..... Hum. Cuidado, os documentos as vezes falam por si. Dizem que as tramóias nunca são registradas e por isso parte da história vai para o espaço, esquecida. Ele esqueceu de jogar fora esta peça?

Sempre há uma chance de resgatar os sucessos e fracassos passados e a filatelia pode ajudar.

Formas de Pagamento