DO FUNDO DA GAVETA ENCONTREI MAIS UM ERRO

DO FUNDO DA GAVETA ENCONTREI MAIS UM ERRO

Arrumando o estoque da RHM encontrei uma peça que a princípio não achava muito especial, mas eu devia olhar melhor.
Eu sei que peças importantes e raras sempre foram escondidas por RHM. O seu costume sempre foi misturar selos comuns e peças raras. Uma forma de proteger as peças melhores, pois apenas filatelistas experientes tem um olho de águia para encontrar diferenças, detalhes, etc. Isso faz parte do bom filatelista: os detalhes.
A peça em questão é um envelope de 22 cm de largura por 9,5 cm de altura endereçada para o Sr. Salvador de Mendonça, Cônsul Geral do Brazil em New York. Na frente temos um carimbo do Rio de Janeiro de 17 de abril de 1888 e no verso um carimbo “duplex” de New York de 12 de maio de 1888. O envelope mostra no verso o timbre “BANK OF BRAZIL”.
O porte aplicado foi de 600 réis (terceiro porte da União Postal Universal) fixados em 200 réis em 1879 para cada 10 g. Os selos aplicados em forma de duas de tiras de três (terno) selos de 100 réis, sendo uma delas do 100 réis Dom Pedro II, Cabeça Grande (Catálogo de Selos do Brasil nº 54) e a outra de 100 réis Dom Pedro II, fundo linhado (Catálogo de Selos do Brasil nº 59).



O RARO 100 RÉIS FUNDO CRUZADO



FUNDO CRUZADO E LINHADO

O selo de 100 réis Dom Pedro II, fundo cruzado (Catálogo de Selos do Brasil nº 58) foi colocado em circulação no dia 17 de março de 1888. A Casa da Moeda o substituiu pouco tempo depois pelo fundo linhado. Segundo se sabe o fundo cruzado era difícil de ser impresso, pois o fundo borrava a imagem durante a impressão e por essa razão criaram o fundo linhado, mais simples durante a confecção.
Ainda segundo o Catálogo de Selos do Brasil, 58ª Edição as datas de lançamento destes dois selos era:
100 réis Dom Pedro II, fundo cruzado – 17 de março de 1888
100 réis Dom Pedro II, fundo linhado – 23 de abril de 1888
Isso significa que o fundo cruzado esteve disponível por um pouco mais de um mês apenas, fazendo dele um selo bem raro, principalmente novo.
Com o aparecimento deste envelope, entretanto, sabemos agora que o selo com o fundo linhado já estava à disposição nos guichês do Rio de Janeiro no dia 17 de abril de 1888, ou seja, apenas exatos UM MÊS após o nascimento do fundo cruzado.
Repare que no canto superior ao lado do terno horizontal existe uma anotação manuscrita leve “1º dia”. Esta anotação tem a caligrafia de RHM, ou seja, ele guardou este segredo ou apenas esqueceu-se de mudar o Catálogo de Selos do Brasil?


De qualquer forma na 59ª Edição estaremos realizando mais esta modificação no tradicional Catálogo de Selos do Brasil.
Peter Meyer