O nascimento do 280 e 430 réis


NOSSOS PRIMEIROS SELOS PARA O EXTERIOR

De 1 de agosto de 1843 até 1854 o Brasil havia emitido 20 selos regulares.

Foram os 3 Olhos de Boi, os 7 Inclinados, os 8 Verticais de 1850 e os coloridos na cor azul de 1854 (10 e 30 réis).

Cada selo havia sido emitido com uma finalidade postal e nenhum deles foi previsto para a correspondência enviada para o exterior.

Estas primeiras emissões, os numerais, foram utilizadas dentro do território nacional e quando encontradas sobre peças circuladas para o exterior estes estavam pagando um trecho marítimo ou terrestre dentro do nosso território.

UMA PÁGINA ORIGINA DA CONVENÇÃO POSTAL DE 1860.

Em 7 de julho de 1860, é assinada no Rio de Janeiro a Convenção Postal entre o Brasil e a França que viria a estabelecer linhas regulares de embarcações de Bordeaux ao Rio de Janeiro, com escala em Pernambuco e Salvador.

O 280 réis sem a palavra Brasil.

O 430 réis sem a palavra Brasil.

Selos emitidos em 1861 – 280 e 430 réis

Quatro embarcações da chamada "Messageries Impériales" realizaram as primeiras viagens.

Foram elas o Guienne, Navarre, Estramadure e Béarn.

O Brasil tratou de emitir dois selos para o pagamento antecipado das cartas enviadas para a França e demais países europeus.

O 280 réis vermelho, a ser utilizado para cartas enviadas para a França e o 430 réis amarelo para as cartas enviadas, via França, para os demais estados europeus (Estados Alemães e Italianos, por exemplo).

Esqueceram de incluir no desenho deste novo selo a palavra BRASIL, uma vez que no exterior ninguém era obrigado a adivinhar a origem destas peças.

Entre 1860 e a emissão dos chamados coloridos de 1861 o Brasil empregou as combinações possíveis de porte com os selos da emissão de 1850, os Verticais.

O pagamento antecipado desta nova conexão era facultativo.

Assim sendo era possível enviar uma mensagem ao exterior sem qualquer tipo de pagamento e vice-versa.

Por essa razão existem carimbos e marcas manuscritas que indicam o pagamento realizado após a entrega da missiva.

A seguir apresentamos alguns exemplos.

Peça 01-Sobrecarta de 1863 sobrecarta de Marselha para Santos com 3 carimbos de 280 réis. Indicação de pagamento no destino.

Peça 02-Sobrecarta de Hamburgo para o Rio de Janeiro com confusão na hora de cobrar o porte devido. Carimbo 280 réis anulado e 430 réis cobrado para cartas provenientes de outros países, no caso a Alemanha, via França.

Peça 03-1864 - Sobrecarta da Suíça para o vice-consul em Campinas com 2 x 430 réis, ou seja, 860 réis em forma de carimbo. Pagamento realizado no Brasil.

Peça 04-1868 - Sobrecarta de Paris para Pernambuco com pagamento antecipado de 1,60 Francos, segunda tarifa postal, formada por 4 selos Napoleão III, 2 x 20 + 40 + 80 centimes.

Peça 05- Envelope dos Estados Unidos para o Brasil, pela França com porte insuficiente e carimbo de origem F/23.

Peça 06-Envelope de Pernambuco para Paris com porte de 200 réis INSUFICIENTE e que volta para Londres pois Paris está cercada por tropas inimigas.

Os estudos das Convenções Postais e das tarifas em vigor faz deste período da filatelia um atrativo a mais.

Descobrir rotas, explicar tarifas, encontrar combinações diferentes fazem parte desta diversão.

Formas de Pagamento