Os carimbos do tipo "Francês"


Os carimbos do tipo "Francês"

As primeira marcas postais eram manuscritas a tinta. Nós as chamamos de obliterações manuscritas.

E3004-CARTA DE 1825 COM RARAS INDICAÇÕES MANUSCRITAS
E3004-11 de outubro de 1825 - Sobrecarta pré-filatélica completa de Lorena para Areias com as raras indicações manuscritas "Do Serviço N e I" + "Logo Logo = Expressa".

No século XVII surgiram as marcas em forma de carimbo que mostravam a data de partida da correspondência. Foi Bishop, responsável pelo serviço portal da Grã-Bretanha, o primeiro a utilizar estas marcas postais. Na época ele foi acusado de quebrar o sigilo postal, pois havia muita demora na triagem e no manuseio destas missivas.

Como resposta à estas acusações, muitas delas fantasiosas, Bishop passou a utilizar, à partir de 1661, pequenas marcas circulares, apenas com a data de entrada, dia e mês. São as famosas marcas de Bishop, pioneiro na utilização de carimbos na pré-filatelia. Este tipo de marca postal, pré-filatélica, tinha como função apenas dizer a origem e a data de envio ou de chegada de uma sobrecarta.

E3554-1769-USA COLÔNIA-PRÉ-FILATÉLICO COM A 1ª MARCA PHILADELPHIA
1769- Sobrecarta pré-filatélica completa de Bristol, Inglaterra para Boston, USA com a rara marca postal em vermelho PHILADELPHIA e carimbo tipo Bishop Mark. Raro.

Na França, muito antes da aparição do primeiro selo postal (1 de janeiro de 1949) já era empregado um pequeno carimbo circular com o nome da cidade e a data de sua utilização.

No Brasil temos como sendo o primeiro carimbo circular com data o carimbo tipo pré-filatélico de "CORREIO GERAL DE S.CATHARINA", Catálogo de Selos do Brasil 56ª Edição nº P-SC-02.

Ao contrário da Grã-Bretanha, o Brasil utilizou de imediato o carimbo circular datado como obliterador dos selos postais. Assim sendo, os nossos "Olhos de Boi" receberam de imediato um carimbo de origem com data.

Em 1865, pelo Decreto Lei nº 3443 de 12 de abril de 1865, o Brasil realizou uma reforma postal muito importante. Aumentou a tarifa interna de 60 para 100 réis, eliminando a dupla tarifa (marítima e terrestre) e passou a utilizar carimbos mudos (sem texto) para inutilizar os selos postais.

Nas cartas enviadas após 1866/67 os selos recebiam um carimbo mudo e sobre o envelope (ou sobrecarta) um carimbo de origem.

E4510-1876 – ENVELOPE PARA O RIO COM TAXA DE 300 RÉIS

4 de abril de 1876 – Pequeno envelope enviado de Horta (27 de março), via Lisboa (4 de abril) para o Rio de Janeiro, sem selos e com carimbo de 300 réis de taxa. No verso carimbo "tipo francês" do Rio de Janeiro (29 de abril).

O Brasil passou também a empregar os chamados carimbos "tipo francês". Não sabemos ao certo quando estes carimbos vieram ao Brasil ou se eles foram encomendados, etc.

Sabe-se, entretanto, que eles são circulares com diâmetro externo de 21 mm, interno de 13.

Data: Ao centro, podendo ser apresentado das seguintes formas: manuscrito, em francês, em português, em espanhol ou mesmo sem data.

Característica geométrica marcante: A presença de uma pequena estrela, entre parênteses, do lado oposto da localidade. Em casos raros no lugar da estrela aparecem as letras CA = Correio Ambulante.

Uma classificação detalhada destes carimbos você encontra no Catálogo Enciclopédico de Selos e História Postal do Brasil de 1999, página 296 em diante.

S2180-FRAGMENTO COM TIRA HORIZONTAL DE 5 SELOS 80 RÉIS

S2180-Dom Pedro II - 1877 – Fragmento contendo tira horizontal de 5 selos de 80 réis, denteados, carimbos mudos e obliteração manuscrita e ao lado raro carimbo "tipo francês" de Cuyabá.

A DIFICULDADE

Como os carimbos "tipo francês" eram utilizados ao lado de selos e não sobre eles, pode-se imaginar como é difícil achar um carimbo deste tipo no SELO. São peças raras.

E2696-1872-CARTA S/ESCRAVA A BEIRA DA MORTE-PARA PORTUGAL
14 de dezembro de 1872 – Sobrecarta completa de Porto Alegre para Oliveira de Azemeis/Portugal com 100 réis D.Pedro II, denteado, tipo 2 e taxa portuguesa de 150. Na frente carimbo tipo francês de Porto Alegre e no verso preto do Rio de Janeiro de 23 de dezembro de 1872. No verso circular azul P.Transâtlantico. No interior lê-se que escrava está lutando contra a morte e sobrevive graças ao auxílio da filha. O proprietário deseja dar a liberdade a velha escrava antes de sua morte. QUANTA GENEROSIDADE.

O DESAFIO

Colecionar não é apenas comprar. Colecionar é ter um plano em mente e seguí-lo por muito tempo.

PERSISTÊNCIA, CULTURA, TEMPO E DINHEIRO fazem parte do desafio.

Algumas vezes temos recursos e a peça não aparece. Noutras a peça aparece e não temos recursos ou tempo. Não vimos, não achamos mas de um momento para outro, mentalizamos, pensamos e ....como num passe de mágica temos os recursos, a peça e o tempo.

UM CASAMENTO FELIZ e a cada peça o colecionador vibra e já pensa em outra.

Por essa razão não considero um desafio comprar os selos de 1950 até 2007. Basta fazer o pagamento e pronto. O desafio acabou.

Colecionar É UM DESAFIO e um dos setores mais fascinantes é este da carimbologia.

Pense nisso e comece agora a sua coleção (EM FORMA DE DESAFIO), mesmo que não seja colecionar carimbos do "tipo francês".

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