OS SELOS FALAM!


SERÁ QUE OS SELOS FALAM? ELES FALAM.

 

Na minha opinião não faz sentido colecionar selos sem que estes sejam analisados e estudados. Colecionar não significa apenas possuir um pequeno retrato. É preciso analisar, contestar e examinar a mensagem impressa.

Quando vejo o selo C-1349 de 1983 emitido em homenagem à SEMANA DA PÁTRIA fico especulando e imaginando a nossa história.

Sempre que o presidente viaja assume o cargo o vice-presidente.

Como era no passado? Quando o Imperador viajava quem ficava no comando?

O selo ilustrado sugere que a Imperatriz Leopoldina (que está sentada) está no comando em setembro de 1822. O Imperador, segundo consta, estaria viajando para São Paulo e no Ipiranga teria pronunciado o famoso GRITO.

Será que ele gritou mesmo ou será que a Imperatriz Leopoldina assinou a nossa INDEPENDÊNCIA no dia 4 e isso não ficava bem para os anais da nossa história. Uma mulher seria a responsável por nossa independência? Isso não ficava bem, pois a sociedade não aceitaria uma mulher decidindo o destino do Brasil.

Verifique quantas são as mulheres importantes em nossa história e costate que são muito poucas que desempenharam um papel relevante. Um defeito do “marketing”  masculino?

Quando falamos de personalidades do passado logo vem à cabeça o nome de vários homens e quase nenhuma mulher. Qual a razão disso?

Experimente citar o nome de 10 mulheres de destaque na história braisleira do século XIX. De imediato eu penso em Anita Garibaldi, Princesa Isabel, Maria Quitéria, Imperatriz Leopoldina, Marquesa dos Santos, Carlota Joaquina e.....e.....já começa a ficar difícil. Ana Nery, Cora Coralina..quase esgotou o repertório ou é falta de memória... Dona Beja e Chica da Silva (opa do século XVIII).

Experimente você outras 10 diferentes.

 

Formas de Pagamento