PARTE 01 - OS DIRIGÍVEIS - CARACTERÍSTICAS


OS VÔOS COMERCIAIS DOS ZEPPELINS PARA A AMÉRICA DO SUL

PARTE I

A empresa Zeppelin (Luftschiffbau Zeppelin)

A Luftschiffbau Zeppelin GmbH foi fundada em 8 de setembro de 1908 para construir e operar os dirigíveis denominados Zeppelin. A construção destas máquinas voadoras ocorreu na pequena cidade de Friedrichshafen, nas proximidades do lago denominado BODENSEE.

Em 16 de novembro de 1909 a empresa abriu uma subsidiária chamada Deutsche Luftschifffahrts AG (Delag) que destinava-se a operar o vôo de passageiros.

O primeiro vôo comercial foi realizado no dia 28 de junho de 1910 pelo LZ-7 Deutschland. O último dirigível construído antes da Primeira Grande Guerra foi o Sachsen, LZ-17 em 1913.

Antes da interrupção dos vôos comerciais devido à guerra a empresa já havia feito 1.588 vôos com 7 Zeppelins, totalizando 172.535 km e levando 33.722 passageiros e tripulantes.

Durante a guerra a empresa construiu 95 dirigíveis com finalidade militar. Digno de nota foi o L59 que abasteceu tropas alemãs na costa leste da África e chegou a percorrer 6.760 km em menos de 100 horas de vôo.

Logo após o conflito a empresa iniciou novamente os serviços em 24 de agosto de 1919 com o LZ-120 Bodensee e o LZ-121 Nordstern. Estes vôos foram interrompidos pela comissão de controle inter-aliada, mas em 1924 a empresa lançou o LZ-126 entregue aos Estados Unidos como reparação de guerra (chamado Los Angeles) e iniciou a construção do LZ-127, famoso dirigível que serviu na linha para o Brasil e denominado Graf Zeppelin.

Para o Brasil vieram dois dirigíveis: o LZ-127 Graf Zeppelin e o LZ-129 Hindenburg, cujo final é amplamente conhecido (explodiu nos Estados Unidos).

CARACTERÍSTICAS DOS DIRIGÍVEIS

O LZ-127 GRAF ZEPPELIN

O LZ-127, foi batizado de Graf Zeppelin no dia 8 de julho de 1928, 90º aniversário de nascimento do Conde Ferdinand von Zeppelin (1838-1917), pela Condessa Hella von Brandenstein-Zeppelin. Seu primeiro vôo foi no dia 18 de setembro de 1928.

Comprimento: 236 metros

Diâmetro máximo: 30,50 metros

Câmaras de gás: 17 unidades

Volume de gás: 112.000 metros cúbicos

Motores- 5 x Maybach VL II de 12 cilindros e 550 hp.

Peso (vazio) = 67 toneladas

Peso içado = 71 toneladas

Total = 138 toneladas

Velocidade máxima: 128 km/h

Velocidade de cruzeiro: 115 km/h

Permanência no ar = 118 horas

Continha 10 cabines com duas camas-beliche cada para passageiros e levava uma tripulação de 45 a 50 homens.

O LZ-129 HINDENBURGO

O sucesso de LZ-127 fez nascer um dirigível ainda maior. O LZ-129, Hindenburg destinado ao transporte transatlântico de passageiros e correspondência.

A construção teve início em 1931 e foi interrompida por causa do acidente do dirigível britânico R-101. Ficou pronto no Natal de 1935 e seu primeiro vôo foi em 4 de março de 1936. Este dirigível também visitou o Brasil por algumas vezes (poucas é verdade).

Comprimento: 245 metros

Diâmetro máximo: 41,50 metros

Câmaras de gás: 16 unidades

Volume de gás: 200.000 metros cúbicos

Motores- 4 x Daimler-Benz de 16 cilindros e 1.000 hp.

Peso (vazio) = 132 toneladas

Peso içado = 114 toneladas

Total = 246 toneladas

Velocidade de cruzeiro: 124,7 km/h

Permanência no ar = 109 horas

Alcance: 8.420 milhas

Continha 25 cabines com duas camas-beliche cada para passageiros e levava uma tripulação de 45 a 50 homens. Era possível levar até 150 passageiros com a colocação de camas adicionais durante o inverno.

Na parte II os Vôos e a filatelia.

Por Peter Meyer

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