UMA PEÇA E DOIS PAÍSES

UMA PEÇA E DOIS PAÍSES

Uma das modalidades para montar uma coleção onde uma única peça reúne dois países são as conexões postais. Interessante e do ponto de vista mercadológico muito bom, pois podem existir pessoas de diferentes países atrás das mesmas peças.

A necessidade de estabelecer contato com outros países e estimular o comércio exterior reside em uma comunicação rápida e segura. Atualmente isso ficou bem mais fácil. No passado, entretanto, era muito mais difícil.

Descobri isso na Philexfrance 99. Estivemos lá com um “stand” quando uma filatelista boliviana nos perguntou?

O Senhor tem alguma carta do Brasil para a Bolívia ou da Bolívia para o Brasil?

Aquilo ficou na minha cabeça até os dias de hoje. Olhei tudo e respondi: Infelizmente não tenho com atendê-la. Vou anotar o seu endereço (na época não havia email) e caso eu encontre algo entrarei em contato.

Passaram-se muitos anos até que um dia achei uma carta da Bolívia para o Brasil, mas era de 1905. Eu ainda não tinha visto nenhuma anterior até que um filatelista de São Paulo mostrou-me uma peça do Império ligando o Brasil à Bolívia.

Incrível que um País tão próximo ao Brasil não tenha tido contato postal algum!

Comecei a estudar as conexões postais e logo percebi que havia (e ainda há) muita coisa a ser descoberta e estudada. Depois do Catálogo Enciclopédico surgiram novas pesquisas e o assunto tornou-se muito mais conhecido.

 

E7548-1909-POSTAL DE YOKOHAMA P/RIO VIA BAHIA E SIBÉRIA

Nesta procura acabei encontrando peças do Japão para o Brasil logo após o início da imigração japonesa, cartas Brasil para os Estados Unidos no período da guerra de secessão (com as raríssimas marcas postais US NOTES) e assim por diante.


1863-SOBRECARTA DO RIO DE JANEIRO PARA N.YORK COM U.S.NOTES 63

Resolvi abrir um capítulo no site www.oselo.com.br de forma a estimular este tipo de coleção. Você irá abrir um novo espaço na filatelia escolhendo uma conexão postal qualquer. Pense como isso pode ser divertido e com o tempo você terá uma bela coleção, diferente de tudo que está por ai.

Afinal de contas colecionar é um grande desafio.