A NOVAS DESCOBERTAS - NUMERAIS DO IMPÉRIO


OS PIGMENTOS AZUIS

Em 1984 alguns filatelistas que eu conheci conseguiam ver os pigmentos azuis nos Inclinados sem uma lente de aumento. Eu achava aquilo fora de série. Eu não conseguia ver nem no selo de 10 réis que SEMPRE tem os famosos pigmentos azuis.

Fiquei intrigado e com alguns exemplares do selo de 10 réis fui visitar uma empresa de ótica. Lá havia uma lupa especial utilizada para exames médicos. Ao colocar os selos sob este equipamento pude ver pela primeira vez os famosos pigmentos azuis.

Com pigmentos azuis (como SEMPRE)

Voltei para o escritório e disse ao meu pai que com este equipamento era possível ver os pigmentos azuis. O desafio, entretanto, estava no preço. A lupa estereoscópica custava uma fortuna.

Em março de 2012 ocorreu um famoso leilão na cidade de Lugano na Suíça. Lá havia um lote descrito como sendo um 10 réis Inclinado em papel de Olho de Boi. Um colecionador brasileiro veio com um computador portátil e um aparelho acoplado e perguntou-me: este selo de 10 réis é mesmo em papel de Olho de Boi. Olhei aquele aparelho e ele explicou que era possível examinar o selo em detalhes.

DIGITAL MICROSCOPE

FIQUEI INCRIVELMENTE SURPRESO

Com o equipamento portátil foi possível ver os pigmentos azuis. Foi incrível, pois o aparelho é atualmente disponível por um valor até que pequeno e com ele vi os pigmentos azuis no suposto selo de 10 réis Inclinado. Resultado? O selo não era em papel de Olho de Boi.

Pesquisas mais recentes, sobretudo no selo de 60 réis Inclinado despertou grande interesse, pois além de existirem 3 tipos (geometria diferente) temos diversos tipos de papel.

Como seria então nos selos de 180, 300 e 600 réis da série Inclinados?

Estes selos, por si só, são raros e qualquer estado. Carimbados e sem defeitos são ainda mais raros. Novos então são grandes raridades da filatelia brasileira e internacional. Existem estes selos sem os pigmentos azuis? Existem e são muito, muito raros. Veja o ÚNICO exemplo que eu examinei:

180 RÉIS INCLINADO CARIMBADO-Nº8-S110404 

180 réis Inclinado com carimbo, em papel sem pigmentos azuis, perfeito. Peça com certificado de autenticidade.

IMAGEM MICROSCÓPICA DO PAPEL SEM PIGMENTOS AZUIS DO 180 RÉIS INCLINADO

Com a facilidade de examinar TODOS os selos com estes aparelhos decidimos revisar tudo. Seguindo nesta linha passamos a olhar também a emissão de 1850 (Os Verticais) bem como as emissões de 1854 e 1861 (Os Coloridos).

A FILATELIA É INCRÍVEL – SEMPRE TEMOS NOVAS DESCOBERTAS

De um tempo para cá passei a examinar todos os selos de 1844 a 1861 procurando pigmentos azuis ou a falta deles.

Nos Inclinados a ausência destes pigmentos em papel poroso (não no papel de Olhos de Boi) é pouco frequente. Já nos Verticais e Coloridos a presença destes pigmentos é quase inexistente. Vale lembrar que nos Verticais e Coloridos o papel sem pigmentos azuis é tramado e totalmente diferente dos papéis sem pigmentos nos Inclinados.

AS SURPRESAS – TRÊS ATÉ O MOMENTO

GOD063 - Examinei a peça ilustrada acima (na data indicada) e certifico no melhor do meu conhecimento que o par do selo de 10 réis Vertical novo sem goma em papel de 50 micra com pigmentos azuis, Catálogo de Selos do Brasil RHM - 61ª Edição nº 011 é autêntico. A peça apresenta boas margens e nenhum defeito. Esta é a descrição do certificado de autenticidade. 

GOD075 - Examinei a peça ilustrada acima (na data indicada) e certifico no melhor do meu conhecimento que a quadra de 60 réis Vertical nova sem goma e em papel de 50 micra e com o raro papel com pigmentos azuis, Catálogo de Selos do Brasil RHM - 61ª Edição nº 014C é autêntica. A peça apresenta margens boas e nenhum defeito. Esta é a descrição do certificado de autenticidade. 

IMAGEM DO MICROSCÓPIO DO PAR 280 RÉIS E OS PIGMENTOS AZUIS

GOD112 - Examinei a peça ilustrada acima (na data indicada) e certifico no melhor do meu conhecimento que o par vertical do selo de 280 réis vermelho em papel COM PIGMENTOS AZUIS de 50 micra de espessura, Catálogo de Selos do Brasil RHM - 61ª Edição nº 021C é autêntico. A peça é nova sem goma, com boas margens e nenhum defeito.  Trata-se de uma peça de luxo e uma grande raridade. Esta é a descrição do certificado de autenticidade.

Em virtude do extenso trabalho que teremos irá demorar um pouco para estabelecer uma estatística confiável que permita apresentar uma nova classificação com cotações compatíveis.

RHM Filatelistas – desde 1948 pesquisando, orientando e descobrindo novidade com a ajuda de dezenas de colaboradores externos.

 

Formas de Pagamento