AS POMBAS A SERVIÇO DA COMUNICAÇÃO


AS POMBAS A SERVIÇO DA COMUNICAÇÃO

Durante a Guerra Franco-Prussiana a cidade de Paris foi cercada durante quatro meses. Os franceses já sabiam que o cerco iria acontecer. Tomaram certas precauções, insuficientes, diga-se de passagem.

O inverno aproximava-se e milhares de cabeças de gado foram levados para a cidade, mantimentos foram armazenados e no final foi preciso sacrificar os animais do zoológico para obter a proteína. Girafas, elefantes foram mortos para alimentar os habitantes.

As comunicações eram difíceis e o tempo frio.

Criaram os Balões da Liberdade que conduzia a correspondência, passageiros e um piloto. As cartas de até 4g eram levadas e logo perceberam que sair da cidade com mensagens foi possível.

QUEM PERGUNTA QUER RESPOSTA!

Em muitos casos a correspondência chegou ao seu destinatário que desejava responder.

COMO FAZER PARA UMA MENSAGEM ENTRAR NA CIDADE CERCADA?

Este era o desafio. Fazer chegar ao destino às respostas às perguntas realizadas e recebidas.

Decidiram empregar neste tipo de serviço as POMBAS. Elas voltavam à Paris (algumas) tendo nas patas pequenas mensagens. Inicialmente eram poucas, pois escritas sobre papel as pombas só poderiam levar um pequeno peso.

AS POMBAS QUE VOLTAVAM ESCOLHIAM UMA BELO ARCO PARA POUSAR

As pombas que chegavam à Paris eram recolhidas sobre o ARCO DO TRIUNFO. Elas tinham as suas preferências.

 

Nesta mesma época, entretanto, surgiu uma novidade que iria revolucionar a comunicação.

O MICROFILME

O microfilme foi inventado nesta época e até os dias de hoje as instituições financeiras costumam empregar este sistema. Desta forma foi possível enviar mais de 30 mil mensagens na pata de uma única pomba.

Na filatelia isso é chamado de PIGEONGRAMA, ou seja, microfilmes conduzidos por Pombas durante o cerco de Paris.

A primeira peça que tive tentei “escanear” em alta resolução para ler o conteúdo e para a minha surpresa isso não foi possível. Burro mesmo achar que era possível ler um microfilme com um “scanner”.

Estas peças que fazer parte de uma boa coleção são raras de encontrar e temos a satisfação de apresentar no site uma linda coleção de PIGEONGRAMAS originais.

Formas de Pagamento