Os Selos nos Levam ao Longe – Uma Viagem pelo Mundo contando a História da Filatelia - Honduras


Os Selos nos Levam ao Longe – Uma Viagem pelo Mundo contando a História da Filatelia

 

Pesquisador e Organizador: Luiz Gonzaga Amaral Júnior (e-mail: cfcandides@gmail.com)

Publicado originalmente no FILACAP Online 248 – Outubro 2023

 

Se você ainda enxerga as molduras dos quadros como limites é porque não conhece os selos postais.

Estas pequenas obras de arte, além de embelezarem as cartas e correspondências, podem nos contar histórias incríveis e nos levar à grandes viagens de história e cultura.

Por falar nisso, nossa viagem de hoje será pela história da filatelia em Honduras, continuando assim o itinerário da América Central. Vamos nessa?

 

Honduras

Bandeira de Honduras. Emissão postal de 1° de setembro de 2023

 

Honduras é um país que foi inicialmente habitado pelos descendentes da tribo dos maias. O primeiro navegador europeu a avistar a região foi o genovês Cristóvão Colombo em 1502. Já o primeiro europeu a chegar para colonizar o território foi o espanhol Gil González Dávila em 1524.

Honduras foi por muito tempo uma província da Capitania Geral da Guatemala, sob domínio da Espanha, situação que durou até 15 de setembro de 1821, quando o território se tornou independente.

Depois disso fez parte do Primeiro Império Mexicano entre 1822 e 1° de julho de 1823. A partir de 22 de novembro de 1824, juntou-se com Costa Rica, El Salvador, Guatemala e Nicarágua, formando um único território, as “Províncias Unidas da América Central”.

Sua independência definitiva se deu em 05 de novembro de 1838.

 

História Postal

O serviço postal em Honduras começou dentro do período colonial. A comunicação da província de Honduras com as outras cidades do Império espanhol e também com outros locais era feita de forma terrestre, com a utilização de mulas, e também através do mar.

Já a partir de 1825 começou a existir a administração das correspondências, mas a tentativa de organização de uma estação de correios aconteceria apenas em 1850, que acabou sendo sem sucesso.

Em 1852 foi assinado um Tratado Postal entre Honduras, El Salvador e Nicarágua, para troca de correspondências entre os países.

Somente em 1877, no governo do presidente Doutor Marco Aurélio Soto, é que se organizaria de maneira formal os Correios de Honduras.

 

Emissões Postais

Os primeiros selos postais de Honduras foram emitidos em 1° de janeiro de 1866. Impressos em papel verde e rosa, traziam o brasão do país e valor facial de 2 reales.

Entretanto isto tem um motivo: no país circulavam moedas de cobre e de prata, com o selo verde sendo comercializado em reais de prata e o de cor rosa em reais de cobre.

Em maio de 1877, devido à mudança do valor de porte das cartas, foram feitas aplicações de sobrecargas pelos serviços postais das cidades de Comayagua e da capital Tegucigalpa.

A da primeira cidade foi feita com o novo valor por extenso dentro de um retângulo; já a da capital trazia a sobrecarga só com o valor por extenso.

Os primeiros selos fiscais de Honduras foram emitidos em 1877.

Em junho de 1878 foi lançada uma série de selos com a efígie do General José Francisco Morazán Quezada, que presidiu as “Províncias Unidas da América Central” entre 1830 e 1839.

Os sete selos lançados traziam a efígie do governante, diferenciando-se pelas cores utilizadas para cada valor de porte (valores que iam de 1 centavo a 1 peso hondurenho).

Em 1° de abril de 1879 o país se filiou à UPU – União Postal Universal.

Em 1890 foram emitidos os primeiros selos para utilização no “Serviço Oficial”, através da aplicação da sobrecarga “OFICIAL” de cor vermelha sobre selos regulares que traziam o brasão de armas do país e que foram lançados no início do mesmo ano.

Em 31 de julho de 1892 foram lançados os primeiros selos comemorativos do país, com uma série de onze selos que comemorava os “400 Anos da Descoberta da América”, trazendo a imagem de Cristóvão Colombo e Vicente Yáñez Pinzón (capitão da caravela “La Niña”, uma das três embarcações desta primeira viagem de Colombo à América).

Em 1° de dezembro de 1910, por conta de uma escassez de selos para uso pelos correios, foi feita a aplicação das sobrecargas “1”, “2” e “5” sobre selos de 20 centavos de 1907 que traziam a efígie do ex-presidente Jose Maria Medina (governante por três vezes entre 1864 e 1872).

Em 1915, utilizando-se de selos com a imagem da Ponte Ulua e do Teatro Nacional Bonilla lançados no mesmo ano, foram produzidos os primeiros selos para uso no “Serviço Telegráfico”.

Para isso, foi feita a aplicação da sobrecarga “Habilitado para Cablegramas” (que traduzido do espanhol significa “telegramas enviados por cabo, seja submarino ou aéreo”).

Os mesmos selos serviram de base para a produção dos primeiros selos aéreos do país em 29 de abril de 1925, com a aposição da sobrecarga “AERO CORREO”.

E a curiosidade do trabalho de hoje é de cunho histórico, pois Honduras possui o relógio mais antigo das Américas e o segundo do mundo (perdendo apenas para um relógio da Inglaterra).

O relógio se encontra na Catedral da Imaculada Conceição, também chamada de Catedral de Comayagua, localizada na cidade de mesmo nome (o relógio se encontra abaixo dos sinos, na parte superior esquerda da igreja).

Turismo: Belezas de Honduras – Catedral de Comayagua. Emissão postal de 28 de junho de 2016

 

Construído pelos árabes durante a ocupação da Espanha nos anos de 1100, foi transferido por ordem do rei Felipe III para a cidade de Hibueras, na Nova Espanha.

O relógio foi instalado na Catedral quando de sua conclusão em 1715 e outro fator curioso é quanto ao “número quatro” do relógio, pois apesar da numeração na forma de “algarismos romanos” o mesmo foi feito como “IIII” em vez de “IV”.

 

Imagens dos selos utilizados:

Bandeira de Honduras: https://i.colnect.net/b/20098/231/Flag-of-Honduras.jpg

Dos Reales Verde: https://i.colnect.net/b/8874/682/Coat-of-Arms.jpg

Dos Reales Rosa: https://i.colnect.net/b/3160/290/Coat-of-Arms.jpg

Sobrecarga Comayagua: https://i.colnect.net/b/2619/976/Surcharge.jpg

Sobrecarga Tegucigalpa: https://i.colnect.net/b/2619/978/Surcharge.jpg

Selos fiscais: https://hondurasstamps.com/images/revdoc1877.jpg

Francisco Morazán: https://i.colnect.net/b/4505/470/General-José-Francisco-Morazán-Quezada-1792-1842.jpg

Serviço Oficial: https://i.colnect.net/b/4375/722/Arms-of-Honduras.jpg

Descoberta da América: https://i.colnect.net/b/4565/931/400-Anniversary-of-the-discovery-of-America.jpg

Sobrecarga Presidente Medina: https://i.colnect.net/b/3359/772/President-Medina-surcharged.jpg

Selo Telegráfico Ponte Ulua: https://i.colnect.net/b/8172/275/Ulua-Bridge---surcharge.jpg

Selo Aéreo Teatro Bonilla: https://i.colnect.net/b/6345/879/Bonilla-Theater-Overprinted.jpg

Catedral Comayagua: https://i.colnect.net/b/3556/118/Comayagua.jpg

 

Fontes de pesquisa:

https://actualidadfilatelica.blogspot.com/2016/02/otro-sesquicentenario-la-primera.html

https://colnect.com/pt/stamps

https://correos.gob.sv/marco-institucional/

https://en.wikipedia.org/wiki/Immaculate_Conception_Cathedral,_Comayagua

https://es.wikipedia.org/wiki/Historia_de_Honduras

https://es.wikipedia.org/wiki/Honducor

https://es.wikipedia.org/wiki/Honduras

https://es.wiktionary.org/wiki/cablegrama

https://exclamacion.com.br/2021/03/06/voce-ja-ouviu-falar-da-republica-da-america-central/

http://filateliaguaymuras.blogspot.com/2010/08/honduras-toda-una-historia-filatelica.html

https://hondurasstamps.com/index.html

https://portalsaofrancisco.com.br/turismo/honduras

https://pt.wikipedia.org/wiki/Francisco_Morazán

https://pt.wikipedia.org/wiki/José_María_Medina

https://pt.wikipedia.org/wiki/Vicente_Yáñez_Pinzón

https://stampworld.com/pt_BR/

https://upu.int/en/Universal-Postal-Union/About-UPU/Member-Countries?csid=-1&cid=144#mb--1

https://zonacuriosa.com/curiosidades-interessantes-sobre-honduras/

Formas de Pagamento