A ARQUIDIOCESE DE APARECIDA


A ARQUIDIOCESE DE APARECIDA

A Arquidiocese de Aparecida (Archidioecesis Apparitiopolitana) é uma circunscrição eclesiástica da Igreja Católica no Brasil. É a Sé Metropolitana da Província Eclesiástica de Aparecida. Pertence ao Conselho Episcopal Regional Sul I da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil. A sé está na Catedral Basílica de Nossa Senhora Aparecida.

A Arquidiocese de Aparecida foi erigida canonicamente pelo Papa Pio XII, por meio da Constituição Apostólica Sacrorum antistitum, de 19 de abril de 1958. O seu território foi originado do desmembramento da Arquidiocese de São Paulo e da Diocese de Taubaté.

O cardeal Vasconcelos Mota foi seu administrador apostólico no período de 1958 a 1964, quando então foi nomeado Arcebispo de Aparecida.

Nesta arquidiocese está o Santuário Nacional de Nossa Senhora da Conceição Aparecida, um dos mais importantes centros da peregrinação católica no Brasil.

Em dezembro de 1996, durante o episcopado de Dom Aloísio Lorscheider, a igreja de Santo Antônio de Guaratinguetá foi decretada igreja-catedral da arquidiocese. Em novembro de 2016, foi promulgado o decreto do Papa Francisco que transferiu à Basílica do Santuário Nacional de Aparecida o título de Catedral Arquidiocesana de Aparecida.

Fonte wikipedia

Formas de Pagamento