A MAGIA DA FILATELIA – artigo 10
A Lei Áurea foi assinada no dia 13 de maio de 1888 pela Princesa Isabel.
Como o Brasil ficou sabendo sobre a Lei nº 3353? Por que o Presidente da Província de Sergipe atrasou em quase um mês a mensagem sobre libertação dos escravos?
Quem redigiu a Lei Áurea?
No dia de hoje, 13 de maio de 2020, a Lei Áurea completa 132 anos. Foi o dia da libertação dos escravos em quase todo o Brasil. Dizemos quase, pois em 1884 os escravos haviam sido libertados no Amazonas e no Ceará. Isso eu também fiquei sabendo através de uma emissão postal.
25-03-1984 – CENTENÁRIO DOS ABOLICIONISTAS PRECURSORES NO CEARÁ E AMAZONAS
COMEMORATIVOS rhm:c1375 e rhm:c1376
TEXTO ORIGINAL DO EDITAL DOS SELOS
O autor do texto é o pesquisador Antônio José Souto Loureiro
Curiosamente recebi de presente um livro chamado “LIVRO DOS SELOS DA AMAZÔNIA BRASILEIRA” de Antônio José Souto Loureiro.
CAPA DO LIVRO
Como o Brasil ficou sabendo?
Na época a comunicação era realizada através de circulares. Suponho que tenham sido redigidas 17 circulares sobre o fim da escravidão no Brasil. Temos que considerar que isso não era necessário no Rio de Janeiro, capital do Império, bem como não era preciso informar o Amazonas e o Ceará.
Qual o aspecto destes documentos históricos e quem assinava?
A resposta existe, pois uma peça comprova isso.
O documento, parcialmente ilustrado a seguir, tem formato grande. São quatro páginas de 23,5 x 35 cm.
O texto inicia assim (na grafia da época):
“Circular
Sua Alteza a Princesa Imperial Regente, Tendo Havido por bem Sancionar em nome do Imperador, a Lei 3353 datada de hoje pela qual foi abolida a escravidão no Império, desde esta data Conta que VExª logo que referida Lei tenha chegado a sua notícia, haja expedido as mais urgentes ordens às autoridades locaes, com divulgação por meio das folhas públicas, afim de que se lhe dê prompta e imediata execução.”
IMAGEM DO INÍCIO DA PRIMEIRA PÁGINA DO DOCUMENTO
Era desta forma que o Brasil ficou sabendo sobre a libertação dos escravos.
Quem redigiu a Lei Áurea?
IMAGEM DO MINISTRO RODRIGO AUGUSTO DA SILVA
Foi RODRIGO AUGUSTO DA SILVA, paulista, nascido em 7 de dezembro de 1833 e que na época da assinatura da Lei Áurea era Ministro dos Negócios da Agricultura, Comércio e Obras Públicas.
Rodrigo foi líder do partido conservador, sendo genro do Senador Eusébio de Queirós (autor da Lei que proibiu a entrada e escravos no Brasil a partir de 4 de setembro de 1850). Formado em Direito no Largo de São Francisco em São Paulo, iniciou a carreira como advogado e jornalista. Herdou o prestígio do pai, o Barão de Tietê, sendo eleito deputado provincial, deputado geral e Senador do Império entre 1888 e 1889. Foi agraciado com diversos títulos e ordens. Foi ele que redigiu a famosa Lei Áurea.
Ele também assinou a circular enviada ao Presidente da Província de Sergipe ilustrada a seguir.
IMAGEM DA ASSINATURA DO MINISTRO RODRIGO AUGUSTO DA SILVA
Interessante a anotação na margem da folha que diz “Circular......em 8 de junho”.
IMAGEM DA ANOTAÇÃO
REPARE QUE NA MARGEM DO DOCUMENTO O PRESIDENTE DA PROVÍNCIA ( OU O SEU PREPOSTO) DIZ PARA AVISAR SOBRE A ABOLIÇÃO APENAS NO DIA 8 DE JUNHO!
Eis aí mais uma prova que a filatelia é fonte primária de informações.
Posso afirmar que a filatelia tem mesmo QUASE TUDO. Este é o mundo mágico da filatelia e que talvez você não conheça.