A MAGIA DA FILATELIA - artigo 12


RESULTADO DO DESAFIO DOS PARES DE 60 RÉIS OLHOS DE BOI

No dia 10 de dezembro enviamos para milhares de pessoas cadastradas no site www.oselo.com.br um novo desafio.

Apresentamos seis pares verticais do selo de 60 réis Olho de Boi e perguntamos:

A – Entre as 6 peças apresentadas, existem selos falsos?

Em caso positivo, responda a segunda questão:

B – Quantas peças falsas aparecem entre os seis exemplares?

C – Quais são os exemplares falsos, caso exista um ou mais?

Com incrível rapidez recebemos às 19 horas do dia 10 de dezembro de 2020 a resposta correta. Ela veio de um excelente filatelista chamado Iury Nobre, antigo conhecido e profundo conhecedor das primeiras emissões postais brasileiras.

Ele respondeu que havia apenas uma peça falsa. É a peça de número 4.

Ele receberá os prêmios prometidos e nós parabenizamos o filatelista Iury Nobre pelo conhecimento demonstrado.

Procuramos mostrar através destes desafios que apenas com as imagens fica muito difícil descobrir se a peça é autêntica ou não. A maioria, até mesmo colegas de profissão, costuma cometer erros analisando apenas imagens, mesmo com uma boa definição. O exame do papel, a credibilidade do vendedor e a experiência demonstram o erro que pode ser cometido adquirindo peças que não foram devidamente examinadas.

Por essa razão procure adquirir as suas melhores peças com profissionais que forneçam uma garantia, um certificado de autenticidade, pois depois de adquirir de desconhecidos fica difícil receber o dinheiro de volta.

Eu realizo certificados desde 1999 e esta é a primeira vez que vejo UM PAR da emissão Olhos de Boi que foi falsificado. Eu nunca tinha visto algo assim até a presente data (dezembro/2020).

Recebemos uma mensagem de um filatelista pedindo para saber como descobrir se a peça em questão é falsa ou verdadeira. Estas informações são obtidas através do exame da peça com aparelhos apropriados. Evidentemente, muitas informações não são publicadas, justamente para não permitir que novas tentativas sejam feitas dificultando assim a perícia. Os certificados são produzidos por profissionais com larga experiência e que estão munidos de centenas de peças de comparação. Poucos peritos, entretanto, fazem parte da AIEP – Association Internationale des Experts em Philatélie, organização com sede na Europa e que reúne peritos do mundo inteiro, cada qual em sua especialidade.

O site para você encontrar os peritos profissionais da AIEP é https://www.aiep-experts.net/.

Peter Meyer – Perito para selos do Brasil de 1843 a 1943 da AIEP.

Equipe RHM – desde 1948

 

Formas de Pagamento