Qual deve ser a primeira compra de um iniciante? Caso você tenha decidido aumentar seus conhecimentos, exercitar a sua memória através da filatelia deve adquirir, antes de mais nada, UM CATÁLOGO DE SELOS.
Cada país emite um catálogo de selos próprio e 4 empresas editam catálogos de selos do mundo inteiro.
Os catálogos mundiais são: Michel na Alemanha, Yvert et Tellier na França, Scott nos Estados Unidos e Stanley Gibbons na Grã-Bretanha.
Atualmente, em virtude do grande número de selos emitidos no mundo, as pessoas passaram a colecionar um país apenas ou no máximo dois países.
Ninguém mais coleciona selos de DIVERSOS PAÍSES, pois acaba não tendo nada, sendo praticamente impossível completar uma coleção.
Desta forma, podemos dizer, que a filatelia no mundo nacionalizou-se.
No Japão as pessoas compram o Catálogo SAKURA para selos japoneses, na Suíça o Zumstein e no Brasil o RHM (de Rolf Harald Meyer).
Nos países com uma filatelia avançada e desenvolvida existem vários catálogos de selos só do país. É a concorrência sadia.
Na França, por exemplo, existe o Yvert citado, o Cérès e o Dallay, todos de excelente qualidade.
Na Alemanha, que tem mais de 5 milhões de filatelistas e 1.800 lojas filatélicas o Michel emprega mais de 200 funcionários em uma empresa que publica apenas catálogos de selos. Esta empresa não vende selos.
Claro que existem catálogos mais especializados que mostram valores e imagens de selos, envelopes, inteiros postais, cartas de soldado etc. Os catálogos trazem, via de regra, a imagem dos selos (ou cartas), suas características (denteação, filigrana) e o valor do exemplar sem carimbo na coluna da direita e com carimbo na esquerda.
Os selos carimbados geralmente valem menos. Para começar não esqueça: Compre UM CATÁLOGO ou GUIA DE PREÇOS DOS SELOS DO BRASIL.
Edição de 2017 à venda apenas no site www.oselo.com.br. Caso queira visite grátis www.catalogorhm.com.br (é necessário fazer um cadastro completo no site com CPF) para consultar o catálogo on-line.