A REVOLUÇÃO FRANCESA E AS MARCAS POSTAIS


A REVOLUÇÃO FRANCESA E AS MARCAS POSTAIS

Comecei a colecionar pré-filatélicos do Brasil e após alguns anos senti uma grande dificuldade de adquirir peças novas e faltantes. Afinal de contas temos poucas marcas postais e um país que no século XIX era repleto de analfabetos!!!

Por essa razão decidi colecionar sobrecartas pré-filatélicas lineares da França. Cada departamento foi numerado de 1 até 85 logo após a Revolução Francesa.

Em pouco mais de um ano consegui completar a coleção e com certa facilidade. Ao contrário da pré-filatelia brasileira as marcas da França, assim como dos estados alemães, italianos ou mesmo da América do Norte, são via de regra comuns.

Parei de novo e achei que não havia continuação. Na filatelia sempre há uma continuação.

Descobri, então, as marcas dos departamentos conquistados por Napoleão I. Assim sendo abri ainda mais as chances de melhorar a minha coleção.

Onde eram os departamentos, quais e como funcionava o serviço postal.

Roma, Milão, Amsterdã, Hamburgo etc. eram marcas postais francesas?

Sim, durante a ocupação eram francesas.

Seguindo na minha pesquisa achei algo ainda mais interessante.

Como a Revolução Francesa afetou as marcas postais?

VISTA DE SAINT MALO

Veja pelas imagens a seguir. Todas as cartas são de Saint Malo, linda cidade portuária no norte da França.

Sobrecarta com o carimbo S. MALO, sem número do departamento. Ela é de 1784, antes da Revolução (Antigo regime). Não existiam ainda os departamentos.

Repare no endereçamento: Messieurs e sem endereço.

Sobrecarta de 5 Prairial do ano 7 (calendário revolucionário) com o número 34 do departamento chamado Ille-et-Vilaine. Repare que agora a cidade é PORT (PORTO) pois, tudo o que era relacionado à Igreja e a Nobreza havia mudado de nome.

Repare que o endereçamento, ainda sem endereço, é para o Citoyen (Cidadão). Liberdade?, Igualdade? e Fraternidade? Era o lema e dizia-se que mostrar respeito ou qualquer sinal de hierarquia podia conduzir uma pessoa à prisão (guilhotina?).

No lado interno da carta o remetente escreveu "S.MALO".

Sobracarta de 1810. Napoleão, já coroado Imperador, faz voltar tudo. O carimbo é ST.MALO e Monsieur volta a ser utilizado. A revolução acaba com o Tratado de Amiens e Napoleão vira Cônsul, Cônsul vitalício e finalmente Imperador.

A história continua, pois Napoleão vai invadir diversos lugares com a sua Grand Armée e claro novas marcas postais virão. Marcas da própria Armée e dos departamentos conquistados (marcas provisórias, definitivas e devoluções territoriais).

A história contada a partir de marcas postais.

Para terminar veja mais alguns exemplos:

VILLE AFFRANCHIE (nome revolucionário da cidade de Lyon)

PORT DE LA LIBERTÉ  (nome revolucionário de Port Louis)

MONTFORT LE BRUTUS, nome revolucionário de Montfort L'Amaury

ROCHE DE LA LIBERTÉ nome revolucionário da cidade de???? Descubra se for capaz.

Formas de Pagamento