AMAZONIE
Os selos com a legenda AMAZONIE foram emitidos pela “Cie. Dês Chemins de Ferre Économiques du Carsevène”, companhia francesa com sede em “Firmine de Carsevène”, conforme consta dos bilhetes de banco, vales por ela emitidos.
Firmine (posteriormente Firmino), então o lugar principal de uma parte da região da conhecida República do Cunani, não consta dos mapas atuais e parece fazer parte da atual cidade de Calçoene.
“Segundo a Wikipedia A população estimada em 2003 era de 7208 habitantes e a área é de 14.269 km², o que resulta numa densidade demográfica de 0,51 hab/km².
Seus limites são o Oceano Atlântico a norte e leste, Amapá e Pracuúba a sudeste, Serra do Navio a oeste e Oiapoque a noroeste.”
Cachoeira do Firmino fica aos pés da cidade de Calçoene.
Os selos AMAZONIE foram catalogados no Manual Billig & Rich, no Catálogo Chapier e ainda por Zoran Ninitch em “Brazil Filatélico nº 80” de setembro de 1948.
Impressos em 1900, provavelmente por G.Richard de Paris, empresa que também fabricou os bilhetes do “Banque Exotique”.
Consta que o correio foi levado de quinze em quinze dias de Firmine a Belém, porto marítimo mais próximo onde recebeu um selo brasileiro da Madrugada republicana para seguir caminho. Existem algumas cartas (duas) com os selos de Amazonie + selos da Guiana Francesa.
Os selos de AMAZONIE são:
S28075-1900-AMAZONIE- 1 FRANCO AZUL NOVO
1900- Amazonie, selo de 1 FRANCO azul, novo, raro. Valor de venda R$ 1.200.
AM-01 5 Cêntimos, verde
AM-02 10 Cêntimos, castanho
AM-03 25 Cêntimos, vermelho
AM-04 50 Cêntimos, laranja
AM-05 1 Franco, azul
AM-06 5 Francos, lilás
Sem dúvida selos curiosos que fazem parte da nossa FILATELIA FANTASMA.