ANTONJ VAN LEEUWENHOEK (1632-1723)
Servente e vendedor de tecido de Delft, Holanda, Antonj tinha poucos conhecimentos sobre medicina e muito pouca formação escolar. Sua invenção, entretanto, afetou de forma significativa não apenas no seu tempo como também nos dois séculos seguintes: O MICROSCÓPIO.
Sua habilidade manual aliada a uma curiosidade do mundo invisível fez com que ele construísse um aparelho capaz de tornar visível protozoários e bactérias até então nunca vistas.
Ele descobriu o espermatozóide como sendo um constituinte do sêmen e contribuiu no entendimento do processo de fertilização humana. Nascia uma nova ciência, a microbiologia.
Ele também descobriu os glóbulos vermelhos, a estrutura das lentes oculares além de vários outros microorganismos. Reportou as suas descobertas enviando cartas, com vários erros gramaticais, para a English Royal Society, que o elegeu como membro em 1680.
Antonj não tinha interesse na medicina e não fez esforços no sentido de relacionar os microorganismos às doenças. Isso começou a acontecer apenas 100 anos depois, mas o Inventor do Microscópio foi homenageado com um selo emitido em 1937 na Holanda, Scott nº B97.