CARTAS BILHETE
Precursoras dos atuais AEROGRAMAS as cartas bilhete (ou letter sheet em inglês) foram criadas na Bélgica e o Brasil outra vez foi o segundo país no mundo a adotá-las.
Criadas pelo AVISO nº. 28 de 13 de fevereiro de 1883 pelo “Ministério da Agricultura, Comércio e Obras Públicas, cujo título é: “Adopta provisóriamente neste Império a “carte-lettre” estabelecida pelo Governo da Bélgica”.
CARTA-BILHETE CB-01
Os bilhetes postais foram criados em 1880 e ao que tudo indica a população não aceitou bem a falta de sigilo postal, mesmo reduzindo o valor da tarifa. O sigilo de uma correspondência era mais importante do que o valor pago pelo serviço. Existem provas escritas a respeito deste fato e suponho que por essa razão o Brasil passou a emitir a carta-bilhete.
CARTA-BILHETE PRECURSORA SEM SELO
No início de 1883 surgiram as raras Cartas-Bilhete precursoras sobre as quais os selos eram afixados. São peças extremamente raras, principalmente as circuladas.
Algumas da maiores raridades da filatelia brasileira são justamente as Cartas-Bilhete precursoras, pneumáticas e de uso privativo do Diretor Geral dos Correios.
Eu, particularmente, vi pouquíssimas peças precursoras circuladas e ainda menos as de Uso Privativo do Diretor Geral dos Correios. Desconheço estas últimas circuladas assim como as duas últimas Pneumáticas (com sobrecarga 600 e 1.000 réis).
São verdadeiras jóias da filatelia brasileira.
Uma das mais curiosas peças está ilustrada a seguir:
E1332-1883-CARTA-BILHETE PRECURSORA-CARTA GAY
1 de dezembro de 1883 – Carta-bilhete enviada com 50 réis D.Pedro II, Cabeça pequena, com carimbo circular do Rio de Janeiro e retangular 1ª. No interior curioso texto: “Amigo Bernardo. Espero-te amanhã às 4 horas, tenho alguma cousa a dizer-te com relação à nossa mania, entendes? Até amanhã, Teu amigo A. Dias. Seriam eles filatelistas ou outra cousa.... Raro.
CB-100 - A ÚLTIMA CARTA-BILHETE EMITIDA NO BRASIL EM 1939.
Uma coleção fechada com 100 peças que não sofre a influência de novos lançamentos.
Por décadas foram esquecidas e atualmente bons filatelistas não deixam de colecionar os Inteiros Postais, entre as quais as cartas bilhete são preferidas.
Comece você também a sua coleção.