CUIDADO COM O QUE VOCÊ VAI ESCREVER – CONFISSÃO DE DÍVIDA!


CUIDADO COM O QUE VOCÊ VAI ESCREVER – CONFISSÃO DE DÍVIDA!

O uso de selos fiscais como parte da filatelia é fascinante. A história das comunicações e a coleção de selos e peças filatélicas podem se entrelaçar.

No passado, ao escrever uma carta mencionando uma dívida e declarando que “devo não nego, pagarei quando puder”, havia a possibilidade de o destinatário registrar a correspondência como uma “CONFISSÃO DE DÍVIDA” em um cartório. Essa prática poderia envolver a colocação de um selo postal no lado externo da carta e um selo fiscal no lado interno, conectando a filatelia postal à filatelia fiscal.

FF012 – 1877 – CARTA COM 100 RÉIS “PERCÉ” CHAPA ENFERRUJADA E FISCAL NA PARTE INTERNA

2 de junho de 1877 – Sobrecarta completa de Campos para o Rio de Janeiro porteada com 100 réis Dom Pedro II, “percé” com confissão de dívida. Selo com chapa enferrujada. No lado interno selo fiscal de 200 réis aplicado em 1881, transformando a peça em documento anexo a um processo.

Em alguns raros casos, o remetente poderia não pagar nem mesmo o valor da tarifa postal. Nesses casos, o remetente teria que pagar o dobro do valor do porte e ainda registrar a dívida com um selo fiscal no interior da carta.

FF011 – 1877 – CARTA COM TAXA DE 200 RÉIS E FISCAL NA PARTE INTERNA

16 de junho de 1877 – Sobrecarta completa de Campos para o Rio de Janeiro com texto de confissão de dívida. No lado interno selo fiscal de 200 réis aplicado em 1881, transformando a peça em documento anexo a um processo. Na parte externa rara taxa de 200 réis pela falta de pagamento de porte. 

Existem casos mais estranhos em que a carta apresenta um carimbo “FRANCA”, semelhante ao utilizado durante a guerra do Paraguai. Sendo uma confissão de dívida, a carta recebeu um selo fiscal na parte interna.

FF010 – 1877 – CARTA COM RARO CARIMBO “FRANCA” E FISCAL NA PARTE INTERNA

23 de junho de 1977 – Sobrecarta completa de Campos para o Rio de Janeiro, com texto de confissão de dívida. No lado interno selo fiscal de 200 réis aplicado em 1881, transformando a peça em documento anexo a um processo. No lado externo raro carimbo “FRANCA” do tipo empregado na Guerra do Paraguai. 

É verdade que ao longo da vida, pagamos impostos e taxas de diversas formas. A filatelia, como hobby, certamente oferece um olhar interessante sobre a história e a utilização de selos postais e fiscais.

Formas de Pagamento