DIA 03 DE OUTUBRO – A REVOLUÇÃO DE 1930
Washington Luis rompeu com a velha política do café com leite, indicando Júlio Prestes como sendo o seu sucessor. Formou-se a Aliança Liberal, concentrada nos estados do Rio Grande do Sul, Minas Gerais e Paraíba (onde o Vice-Presidente da chapa era João Pessoa) sob a liderança de Getúlio Vargas.
O estopim para o início da Revolução de 30 foi o assassinato (por razões passionais) do candidato João Pessoa. Júlio Prestes foi eleito, mas não tomou posse. Acusações de ambas as partes relacionadas à fraude eleitoral foram feitas.
Na tarde de 3 de outubro a tomada do quartel-general da 3ª Região Militar deu início à revolução. No comando deste ataque estavam Osvaldo Aranha e Flores da Cunha e neste dia ocorreram as primeiras mortes.
Em 1930 o governo eleito foi deposto por um golpe que impediu a posse de seu sucessor. Assim como em outras ocasiões, o perdedor do pleito participou desse ardil, que nesse caso era Getúlio Vargas. Uma de suas promessas golpistas era a de convocar novas eleições e uma nova constituinte.
Como esperado, essas promessas não se materializaram e o descontentamento cresceu chegando ao ponto de ebulição em 1932.
Série comemorativa de 29 de abril de 1931 da Revolução de 30 onde aparecem Getúlio Vargas, João Pessoa, Osvaldo Aranha e Antônio Carlos, rhm:c0027 a c0040.