DIA DO FILATELISTA
Durante um congresso organizado pela Comissão Estadual de Filatelia foi escolhido o dia 5 de março de cada ano como sendo “O DIA DO FILATELISTA”.
Esta escolha foi feita com base no Decreto de 5 de março de 1829 assinado pelo então Imperador Dom Pedro I e pelo Ministro José Clemente Pereira.
Por este Decreto os serviços postais foram regulamentados com tabelas de porte, centralização administrativa no Rio de Janeiro.
Para saber mais acesse
DECRETO - DE 5 DE MARÇO DE 1829
Dá Regulamento à Administração Geral dos Correios.
Hei por bem Mandar, que se execute o Regulamento da Administração Geral dos Correios, que com este baixa assinado por José Clemente Pereira, do Meu Conselho, Ministro e Secretário de Estado dos Negócios do Império, que assim o tenha entendido, e expeça os despachos necessários. Palácio do Rio de Janeiro em cinco de março de mil oitocentos vinte e nove, oitavo da Independência, e do Império.
Com a rubrica de Sua Majestade Imperial.
José Clemente Pereira.
No dia 1 de agosto de 1843 foram emitidos os nossos primeiros selos postais. Os famosos “Olhos de Boi” que ao contrário do que se pensa são peças relativamente acessíveis e são vendidas sempre com um “CERTIFICADO DE AUTENTICIDADE”, já que existem excelentes falsificações.
O “CERTIFICADO DE AUTENTICIDADE” deve ser assinado por um perito reconhecido internacionalmente. Este, geralmente, é afiliado à AIEP (Association Internationale des Experts em Philatelie”.