Erro de design – “Cochilo” do desenhista e revisores (XIV)
No dia 19 de novembro de 1969, uma quarta feira, Pelé escrevia mais um capítulo na história do futebol, ao marcar de pênalti, o milésimo gol da sua carreira.
Para lembrar o grande feito, foi emitido no dia 28 de novembro de 1969 um selo comemorativo (RHM C0658) ao milésimo gol de Pelé. No selo Pelé aparece vestindo o uniforme da seleção brasileira, saltando de costas e dando um soco no ar, seu gesto característico após a marcação de um gol.
Só que quando marcou o seu milésimo gol, motivo do selo, Pelé vestia a camisa do Santos, em um jogo contra o Vasco da Gama.
(Enviado pelo Dr. Roberto Aniche - Livro “Guide Mondial des Timbres Erronés)
Curiosidade: No dia 1º de janeiro de 1970 o “Jornal do Brasil” publicou no seu “Caderno B” um artigo destacando os acontecimentos mais importantes das artes plásticas do Brasil no ano de 1969. O selo do milésimo gol de Pelé, aparece com a nota mais baixa, atribuída por nove críticos, com a observação: “O desenho do selo é do campeonato do mau gosto”.
Já no jornal “Cidade de Santos”, de 19 de novembro de 1969, apareceu a seguinte nota: “Dedução de quem viu o selo do milésimo gol de Pelé: é o primeiro trabalho do desenhista...”