Estação de Areal
Areal (RJ)
A estação de Areal foi oficialmente aberta em maio de 1886, e ficava no ramal de São José do Rio Preto da E.F. Príncipe do Grão Pará. Segundo Koester, o nome vem de grandes bancos de areia que existiam na localidade, anteriormente chamada “Barra do Rio Preto”. A estação ficava no município de Paraíba do Sul e permutava malas diariamente com a Administração Federal através da ferrovia até Mauá, e de lá pelas barcas da Companhia Leopoldina.
O primeiro carimbo de Areal foi um oval, que aparece na primeira emissão dos D. Pedro. A reprodução de Paulo Ayres omite dois pontos que aparecem um de cada lado da palavra “Areal”.
O segundo carimbo trata-se de um circular comum, já com o um (E) de “Estação”, onde geralmente ficaria o ornamento. Esse carimbo aparece como não obliterador em 1883, e sobre selo em 1884.
Interessante notar que os carimbos da estação de Areal aparecem mais de dois anos antes de sua inauguração oficial. Então, ou a agência foi aberta antes da estação ser inaugurada, ou a estação já estava funcionando antes da data oficial de inauguração, o que é mais provável.
Fontes:
http://www.estacoesferroviarias.com.br/efl_rj_petropolis/areal.htm
KOESTER, R – Carimbologia do Império, in Brasil Filatélico n.131 (1961)