EXAMINANDO UM SELO
Os selos colocados no site www.oselo.com.br passam por um rigoroso exame que inclui as seguintes etapas:
A – A peça é armazenada em um protetor especial (anti-ferrugem) com proteção Lindner de material plástico apropriado.
B – Retirado para exame ele é colocado sob uma lâmpada ultravioleta e de quartzo (em uma sala escura) para encontrar vestígios de remoção química de carimbos, obliterações manuscritas, etc. O exame é feito nos dois lados da peça.
C – Benzina retificada (não afeta a cor dos selos) – Imerso na benzina verificamos se há reparos, afinamentos, dobras, amincis, etc. Durante a secagem da benzina podem aparecer eventuais defeitos.
D – Exame contra uma luz apropriada. A peça é examinada para a constatação de porosidades, dobras, etc. Muitas vezes estes defeitos não aparecem na benzina e surgem contra uma luz apropriada. Uma lupa é utilizada neste exame.
E – Exame na tela do computador
Muitas vezes o defeito passa pelos exames anteriores e na tela aparecem vestígios de carimbo, dobras, etc. Na definição apropriada (300 dpi’s) podemos encontrar defeitos.
F – Nas variedades o exame na tela é feito com a abertura de um programa especial. As eventuais fraudes podem ser encontradas nesta fase do exame.
G – Catalogação e descrição da peça já numerada. A descrição é feita com os dados obtidos anteriormente.
H – Atribuição do valor de mercado levando em conta os eventuais defeitos e virtudes da peça. Centralização, margens, carimbos, cortes, denteações, etc. A denteação é conferida num odontômetro e a filigrana já foi classificada na benzina.
I – Colocação do item no site em sua (s) categoria(s). Muitas vezes uma peça pertence a mais de uma categoria e por isso temos um marcador (TAG). Você poderá encontrar o item na busca empregando a numeração RHM. Para comemorativos empregue c0001 até c3570, aéreos a001 até a110, regulares 001 até 800 e assim por diante..
J – Conferência – O selo incluído na página é conferido por outra pessoa que não participou do processo. Na busca avançada vamos observar se a peça entrou na categoria certa e se o valor e o texto conferem.
K – Confecção dos certificados de autenticidade. Nos selos e peças cujo valor supere R$ 750 é feito um certificado de autenticidade numerado e arquivado (impresso e em CD). O nome do comprador é registrado, o valor e a data.
L – Armazenagem das peças já incluídas no site. Temos um local apropriado e projetado para armazenar todas as peças. O material que abriga cada selo é importado dos Estados Unidos e da Alemanha.
A DESPESA POSTAL
Quando nós vendemos uma peça (ou diversas peças) a despesa postal não inclui apenas o valor do porte e do registro. Consideramos todo este trabalho e este cuidado, além de utilizar uma embalagem apropriada desde a armazenagem até a remessa do item (papelão, envelopes, etc.).
Isso tudo faz a diferença.
por Peter Meyer