PEÇAS FALSAS NA INTERNET
Quando visitamos sites de leilões abertos para qualquer vendedor ficamos assustados com determinadas situações.
A seguir apresentamos alguns exemplos de peças que foram falsificadas com o propósito de prejudicar o colecionador e que estão a venda em diversos sites do gênero.
Carta de 1864 do Rio de Janeiro para a França com belo exemplar do selo 430 réis com carimbo mudo. Carta falsa, pois de acordo com a Convenção Postal Brasil/França assinada em 1860 o porte era de 280 réis (rhm:021). A tarifa postal poderia ser paga no destino com alguma indicação manuscrita ou o carimbo “8”.
Selo do ACRE falso. Pode-se perceber até pela imagem que estamos na frente de uma reprodução de pouco valor. O mesmo acontece com o selo da Ilha de Trindade e com o selo de 180 réis Inclinado.
Já em outro site do gênero, você encontra uma quadra do selo de 600 réis vertical nova que sem a imagem do verso não é possível afirmar ser o selo ou uma reimpressão. Isso muda muito o valor, pois a quadra do selo marca 13.500 unidades filatélicas e a reimpressão 440 unidades filatélicas.
Há, evidentemente, outras barbaridades, como um selo carimbado com filigrana sendo oferecido por bastante dinheiro e sem nenhuma garantia.
Cabe a você escolher como e onde comprar.
Equipe RHM