FILATELIA = CONFIANÇA
Comprar selos através da imagem pode ser muito complicado. A filatelia é complicada.
Veja as imagens acima e tente classificar os selos. Veja como é difícil. Muitas vezes até filatelistas experientes não conseguem identificar corretamente um selo (regular) do Brasil.
O primeiro deles é o selo regular 449 na filigrana CASA+DA+MOEDA+DO+BRASIL horizontal em papel fino com traços verdes no verso.
O abaixo dele é o mesmo selo na mesma filigrana, só que na filigrana vertical e em papel médio TRAMADO, ou seja 449 A.
O exemplar inferior é também na mesma filigrana, só que na filigrana vertical em papel MÉDIO TRAMADO, ou seja, o 449 A1.
Cotações
449 novo UF 18,00
449 A novo UF 50,00
449 A1 novo UF 40,00
No site os valores mudam de acordo com a qualidade. Peças com goma original, sem marca de charneira e sem pintas de ferrugem valem mais que um selo sem goma. Um selo com goma e com pintas de ferrugem valem menos que um selo sem goma (lavado).
A centralização também pesa no valor final, assim com eventuais dobras, falta de picotes, etc.
Nos selos regulares temos duas colunas de cotações. A primeira para selos novos (consideramos selos com charneira ou sem goma) e uma segunda para selos com carimbo da época (até 48 meses após a emissão do selo postal). Carimbos aplicados após este prazo podem ser carimbos de favor.
Veja que para montar uma coleção de selos com uma classificação correta é preciso CONFIANÇA de quem descreve e classifica a peça. Isso é fundamental.
Equipe RHM – desde 1948