Filaturismo Poético – Cruzando o Mundo Através das Letras e dos Selos Postais
Canadá
Série Bandeiras – Canadá – Emissão Postal das Nações Unidas de 23 de setembro de 1983.
Localização: país que ocupa grande parte da América do Norte e se estende desde o oceano Atlântico, a leste, até o oceano Pacífico, a oeste. Ao norte o país é limitado pelo oceano Ártico e possui fronteira comum com os Estados Unidos no sul e no noroeste.
Área: 9.984.670 km².
População: 38.005.238 habitantes (estimativa 2020).
Capital: Ottawa.
Economia: O país possui jazidas de ferro, petróleo, gás natural, urânio, ouro, prata, níquel, cobre, molibdênio, zinco e amianto. Seus centros urbanos abrigam indústrias de papel, metalurgia, química, petroquímica, mineradoras, telecomunicações, aeroespacial, informática, têxtil e alimentícia. O destaque na agropecuária é a produção de trigo.
Atrações Turísticas (2.a série) – Farol de Peggy’s Cove, Nova Escócia – Emissão Postal Canadense de 1° de junho de 2002 (faz parte de uma caderneta com 05 selos).
Clima: continental, mediterrânico, oceânico, polar, semiárido frio, subártico e tundra.
Vegetação: O Canadá possui um litoral muito extenso no seu norte, leste e oeste e, desde o último período glacial consiste em oito regiões florestais distintas, incluindo a vasta floresta boreal sobre o Escudo Canadense.
Comidas e Bebidas Típicas: Poutine (batata frita com coalhada de queijo cheddar cobertos com molho de carne), Maple Syrup (calda com textura similar ao mel líquido usada com panquecas), Montreal Smoked Meat (pão caseiro fatiado com carne defumada), Nanaimo Bar (bolacha waffer com chocolate, creme de baunilha e cobertura de chocolate), Ice Wine (vinho gelado e doce, com consistência parecida com um licor).
Turismo: Ponte Suspensa Capilano (Vancouver), Parque Nacional de Banff (Alberta), Torre CN (Toronto), Colina do Parlamento (Ottawa), Cataratas do Niágara (Ontário), Jardim Botânico (Montreal), Galeria Nacional do Canadá (Ottawa), Farol de Peggy’s Cove (Nova Escócia), Parque Stanley (Vancouver), Catedral de Notre-Dame (Quebec).
Curiosidade: Mais da metade da população do Canadá possui um diploma acadêmico. Isso faz com que ele seja um dos países mais instruídos do mundo, junto com Finlândia, Austrália, Estados Unidos, Reino Unido, entre outros países.
E pra fechar a viagem, bora um pouco de literatura!
Salgueiros
Os grandes salgueiros cantam
Emaranhados com o céu
E suas folhas são águas-vivas
No céu
O vento
Faz girar suas folhas
De prata
Na luz
E é resplandecente
E móvel
E flui
Como ondas.
Parece que os salgueiros são lançados
No vento
E é o vento
Que derrama sobre eles.
Há redemoinhos no céu azul
Em torno dos galhos e troncos
A brisa gira as folhas
E a luz salta ao redor
Uma fantasia
Com milhares de reflexos
Como trinados de beija-flor
Como uma dança nas ravinas
Inquieta
Com todos os seus diamantes e todos os seus sorrisos.
(Hector de Saint-Denys Garneau, nascido em Montreal (província de Quebec) em 13 de junho de 1912 e falecido em Sainte-Catherine-de-la-Jacques-Cartier (província de Quebec) em 24 de outubro de 1943).
Bibliografia:
Sites: https://brasilescola.uol.com.br/geografia/a-economia-canada.htm
https://hotcourses.com.br/study-in-canada/city-focus/35-fatos-e-curiosidades-sobre-o-canada/
https://immi-canada.com/culinaria-no-canada-20-comidas-tipicas/
https://pt.wikipedia.org/wiki/Canadá
https://yazigi.com.br/noticias/viagens/conheca-os-10-principais-pontos-turisticos-do-canada
Pesquisa da poesia: <https://buenosairespoetry.com/2016/10/05/dibujos-en-medio-del-aire-de-hector-de-sain-denys-garneau/>
Imagens dos Selos:
Bandeira do Canadá: <https://i.colnect.net/b/763/646/Canada.jpg>
Farol de Peggy’s Cove: <https://i.colnect.net/b/210/102/Tourist-Attractions---Peggy-s-Cove-NS.jpg>