Filaturismo Poético – Cruzando o Mundo Através das Letras e dos Selos Postais
Egito
Série Bandeiras – Egito – Emissão Postal das Nações Unidas de 25 de setembro de 1981
Localização: país localizado entre o nordeste da África e o sudoeste da Ásia, através da Península do Sinai, sendo limitado pela Faixa de Gaza e Israel a nordeste, o Golfo de Ácaba e o Mar Vermelho a leste, o Sudão ao sul e a Líbia a oeste.
Área: 1.001.450 km².
População: 92.798.900 habitantes (estimativa 2019).
Capital: Cairo.
Economia: Os principais produtos agrícolas do país são: algodão, arroz, batata, cana-de-açúcar, laranja, milho, tâmara, tomate, trigo e uva. Os destaques da indústria são a produção e exportação de petróleo e gás natural e a produção de aço, ferro, óleo cru, artigos de algodão, alimentos processados e produtos químicos. Também se destacam o turismo pelos monumentos do Egito antigo.
50° Aniversário das Relações Diplomáticas entre Egito e China – Templo Abu Simbel – Emissão Postal Egípcia de 13 de julho de 2006
Clima: muito seco e ensolarado.
Vegetação: O Rio Nilo divide o Egito em dois desertos, sendo que o deserto Ocidental tem poucas plantas; já o deserto Oriental e o Sinai têm arbustos espinhosos, pequenas plantas do deserto e ervas. A acácia é uma das poucas árvores nativas. Perto do Nilo há tamareiras e muitas plantas aquáticas, como o junco e gramíneas.
Comidas e Bebidas Típicas: Koshary (prato vegano rico em carboidratos), Mahshy (charutinho de legume recheado com arroz temperado), Fatta (arroz branco intercalado com pão baladi e molho de tomate), Molokheya (caldo feito com juta), Kunafa (massa fina e doce com diversos tipos de recheio), Kabab we Kofta (churrasco egípcio), Shawerma (sanduíche feito com pão sírio e vários tipos de recheio), Hamam Mahshi (pombo recheado), Mombar (linguiça de arroz cozida e depois frita em óleo quente).
Turismo: Pirâmides de Gizé, Grande Museu Egípcio (Cairo), Sharm el Sheikh (cidade litorânea), Ruínas dos Templos de Karnak e de Luxor (Luxor), Abu Simbel (templo do faraó Ramsés II, Aswan), Biblioteca de Alexandria, Cruzeiro pelo Rio Nilo, Khan el Khalili (Cairo Antigo), Igreja da Caverna (Cairo), Cidadela de Saladino (Cairo).
Curiosidade: Apesar de portugueses e espanhóis serem mundialmente famosos por terem desbravado os mares ao redor do mundo, o barco a vela é uma criação dos egípcios. Os egípcios também inventaram a pasta de dente e foi o primeiro povo a adotar o calendário com 365 dias, sendo que a contagem dos dias era feita desta maneira para se saber quando o Rio Nilo inundaria.
E pra fechar a viagem, bora um pouco de literatura!
Defenda o professor
Defenda o professor e honre sua posição
pois um professor é quase como um profeta
Você conhece alguém mais nobre do que
aquele que nutre mentes e corações?
Você engloba tudo, o Melhor Professor
Você ensinou com a caneta aos mais jovens
Você tirou essa mente da escuridão
e a guiou para um caminho iluminado e radiante
Pois, se o professor não é justo,
com certeza está perdido
o espírito de justiça na juventude
Se o insight do professor falhar por um momento,
aqueles que estão sob sua tutela perderão a visão
Se a orientação e o conselho forem baseados
em caprichos e arrogância,
será considerada uma má orientação.
(Ahmed Shawqi, conhecido como “o príncipe dos poetas”, nascido no Cairo em 17 de outubro de 1868 e falecido na mesma cidade em 14 de outubro de 1932).
Bibliografia:
Sites:
https://aresdomundo.com/curiosidades-sobre-o-egito/
https://br.memphistours.com/blog/culinaria-egipcia
https://br.memphistours.com/Egito/Guia-de-Viagem/sobre-egito/wiki/dez-coisas-para-se-fazer-no-egito
https://escola.britannica.com.br/artigo/Egito/481205
https://pt.wikipedia.org/wiki/Egito
Pesquisa da poesia:
<https://poemhunter.com/poem/stand-for-teacher/>
Imagens dos Selos:
Bandeira do Egito: <https://i.colnect.net/b/762/035/Egypt.jpg>
Templo Abu Simbel: <https://i.colnect.net/b/4470/670/50th-Anniversary---Abu-Simbel-Temple-Egypt.jpg >