Filaturismo Poético – Cruzando o Mundo Através das Letras e dos Selos Postais
Espanha
Série Bandeiras – Espanha – Emissão Postal das Nações Unidas de 15 de setembro de 1988
Localização: país localizado na Europa ocidental, sendo que sua parte continental é limitada a sul e a leste pelo Mediterrâneo, exceto por uma pequena fronteira terrestre com Gibraltar; a norte e a nordeste pela França, por Andorra e pelo Golfo da Biscaia; e a oeste e noroeste por Portugal e pelo Oceano Atlântico. Seu território também inclui dois arquipélagos: as ilhas Canárias, na costa da África, e as ilhas Baleares, no mar Mediterrâneo. Os enclaves africanos de Ceuta e Melilla fazem da Espanha o único país europeu a ter uma fronteira terrestre com um país africano (Marrocos). Várias pequenas ilhas no mar de Alborão também fazem parte do território espanhol.
Área: 504.030 km².
População: 47.450.795 habitantes (estimativa 2020).
Capital: Madrid.
Economia: Os principais produtos agrícolas do país são: azeitona, beterraba-açucareira, frutas cítricas, grãos e verduras. Os destaques da indústria são a produção de artigos alimentícios, produtos químicos e metalúrgicos, carros, máquinas, roupas, sapatos e vinhos. O país também tem reservas de carvão, chumbo, minério de ferro, zinco e outros minerais. Os setores de pecuária, pesca e de turismo também são importantes para a economia.
150 Anos do Nascimento de Antoni Gaudí (1852-1926) – Templo Expiatório da Sagrada Família – Barcelona – Emissão Postal Espanhola de 02 de maio de 2016
Clima: mediterrânico e oceânico.
Vegetação: Prados e florestas cobrem o norte da Espanha, enquanto nas montanhas crescem carvalhos e pinheiros. Já nas regiões central e sul do país espalham-se carvalhos perenes e pastos.
Comidas e Bebidas Típicas: Paella (guisado de arroz, carne e verduras), Cocido Madrileño (com grão de bisco, carnes e verduras), Gaspacho (sopa fria à base de hortaliças), Tortilla de patata (tipo de omelete), Pisto (legumes fritos acompanhados por ovos fritos), Pulpo à la Gallega (polvo cozido por inteiro e depois picado), Tapas españolas (espécies de aperitivos), Churros, Torrijas (rabanada), Turrón de Alicante (tipo de torrone).
Turismo: Muralha Islâmica (Madrid), La Cueva de Luna (Titulcia), Mosteiro de Pedra (Nuévalos), Palácio de Cristal (Madrid), Sobrino de Botín (Madrid), Templo Expiatório da Sagrada Família (Barcelona), Parque Güell-Gaudí (Barcelona), Alhambra (Granada), Valência, Ilhas Baleares.
Curiosidade: A Espanha produz cerca de 43,8% de todo o azeite utilizado no mundo. A maior região produtora de azeite é a Andaluzia, com a cidade de Jaén no epicentro da produção. Curiosamente, a Itália é “importador” do líquido e muitos dos azeites comercializados lá são produzidos sob o sol espanhol. Por conta dessa abundância, esse item ficou conhecido como o “ouro líquido da Espanha”.
E pra fechar a viagem, bora um pouco de literatura!
Soneto de repente
Um soneto, que eu faça quer Violante:
nunca me vi na vida em tal espeto.
Catorze versos dizem que é o soneto:
brinca brincando vão já três adiante.
Pensava não achar mais consoante
e na metade estou de outro quarteto;
mas se me vejo dentro de um terceto
não há nestes quartetos que me espante.
No primeiro terceto vou entrando,
e parece que entrei com o pé direito,
pois fim com este verso lhe vou dando.
E já estou no segundo, e até suspeito
que vou uns treze versos acabando.
Conta! Se são catorze, e eis que está feito.
(Félix Lope de Vega y Carpio, nascido em Madrid em 25 de novembro de 1562 e falecido na mesma cidade em 27 de agosto de 1635).
Bibliografia:
Sites:
https://escola.britannica.com.br/artigo/Espanha/482551
https://blog.tudogostoso.com.br/materia/comidas-tipicas-da-espanha/
https://assistentedeviagem.com.br/blog/pontos-turisticos-da-espanha
https://pt.wikipedia.org/wiki/Espanha
https://eurodicas.com.br/curiosidades-da-espanha/
Pesquisa da poesia:
<https://escritas.org/pt/t/4312/soneto-de-repente>
Imagens dos Selos:
Bandeira da Espanha: <https://i.colnect.net/b/762/145/Spain.jpg>
Sagrada Família: <https://i.colnect.net/b/595/634/-La-Sagrada-Familia---Barcelona.jpg>