Filaturismo Poético – Cruzando o Mundo Através das Letras e dos Selos Postais
Indonésia
Série Bandeiras – Indonésia – Emissão Postal das Nações Unidas de 22 de setembro de 1989
Localização: país localizado no sudeste da Ásia, sendo formado por 17.500 ilhas que ficam entre os Oceanos Índico (leste) e Pacífico (sul e oeste), sendo as cinco principais (que correspondem a cerca de 90 por cento do território) Sumatra, Java, Sulawesi (ou Celebes), Kalimantan (a parte sul de Bornéu) e Papua (a parte oeste da Nova Guiné). O país tem fronteira terrestre com Timor-Leste (157 milhas), Papua Nova Guiné (512 milhas) e Malásia (1.255 milhas), além de uma fronteira marítima que compartilha com a Índia, Austrália, Tailândia, Vietnã, Palau, Cingapura e Filipinas.
Área: 1.904.569 km².
População: 273.523.621 habitantes (2020).
Capital: Jacarta.
Economia: Os principais produtos agrícolas do país são: arroz, azeite de dendê, borracha, café, cana-de-açúcar e coco. Os destaques da indústria são a produção de componentes eletrônicos, maquinário, produtos químicos e de madeira e vestuário. O país possui reservas de gás natural e petróleo, além de minas de bauxita, cobre, níquel, ouro e prata. Outros destaque são a criação de cabras, gado bovino e ovelhas, além da pesca.
Exposição Mundial Infantil de Filatelia de Kuala Lumpur, Malásia – 200 Anos da Descoberta do Templo de Borobudur – Emissão Postal Indonésia de 1° de dezembro de 2014
Clima: tropical.
Vegetação: Florestas tropicais cobrem grande parte do país. Nas planícies costeiras existem pântanos com mangue.
Comidas e Bebidas Típicas: Tempeh Orek (grãos de soja fermentados com calda adocicada), Pecel (molho de amendoim usado em saladas), Gado Gado (mistura de legumes e vegetais com leite de coco), Urap Sayur (espécie de salada), Sambal Mangga (tiras finas de manga com molho de pimenta), Satay (espetinhos de carne com molho), Nasi Goreng (arroz frito), Ikan Goreng (peixe marinado e frito), Jamu (bebida da medicina tradicional do país), Kopi Joss (copo de café servido com um pedaço de carvão em brasa).
Turismo: Templo Borobudur (Java), Ilhas Gili (Lombok), Parque Nacional de Komodo (Tenggara), Floresta Sagrada dos Macacos (Ubud), Lago Toba (Sumatra), Conjunto de Prambanan (Java), Krakatoa (entre Java e Sumatra), Tana Toraja (Sulawesi), Parque Nacional de Bromo-Tengger-Semeru (Java Oriental), Templo Ulun Danu Bratan (Bali).
Curiosidade: Para o povo da Indonésia existe um ditado: “você não comeu direito se não comeu arroz”. Por conta disso, o alimento faz parte do café da manhã, do almoço e do jantar dos cidadãos do país.
E pra fechar a viagem, bora um pouco de literatura!
Chuva de junho
Nada é mais constante
do que a chuva de junho
ela mantém sua saudade
da árvore florida em segredo
Não há nada mais sábio
do que a chuva de junho
apagando suas pegadas
hesitantes na estrada
Nada é mais sábio
do que a chuva de junho
deixou o não-dito absorvido
pelas raízes da árvore florida
(extraído do livro “Poemas de Sapardi Djoko Damono”, produzido por Nuralifia Ramdhani Kadiliah)
(Sapardi Djoko Damono, nascido em 20 de março de 1940 em Suracarta (Java Central) e falecido em 19 de julho de 2020 em Tangerang do Sul (Bantém, Java)).
Bibliografia:
Sites:
https://escola.britannica.com.br/artigo/Indonésia/481564
https://foodandroad.com/pt-br/pratos-tipicos-da-indonesia/
https://infoescola.com/indonesia/geografia-da-indonesia/
https://paises.ibge.gov.br/#/mapa/indonesia
https://passagenspromo.com.br/blog/indonesia-turismo/
https://pt.ripleybelieves.com/which-countries-border-indonesia-11245
Pesquisa da poesia:
<https://qdoc.tips/sapardi-djoko-damono-poems-pdf-free.html>
Imagens dos Selos:
Bandeira da Indonésia: <https://i.colnect.net/b/762/129/Indonesia.jpg>
Templo de Borobudur: <https://i.colnect.net/b/3765/035/200th-anniversary-of-the-Rediscovery-of-Borobudur.jpg>