Filaturismo Poético – Cruzando o Mundo Através das Letras e dos Selos Postais
Itália
Série Bandeiras – Itália – Emissão Postal das Nações Unidas de 21 de setembro de 1984
Localização: país localizado no sul da Europa, que se estende na direção do Mar Mediterrâneo, sendo banhada também ao leste pelo Mar Adriático. Seu território é limitado ao norte com a Suíça, Áustria e Eslovênia e a noroeste com a França. Fazem parte de seu território também as ilhas da Sicília e da Sardenha, duas grandes ilhas do Mediterrâneo.
Área: 301.340 km².
População: 60.461.828 habitantes (2020).
Capital: Roma.
Economia: Os principais produtos agrícolas do país são: arroz, batata, beterraba, milho, tomate e outras frutas. Os destaques da indústria são a produção de aço, aparelhos elétricos, automóveis, azeite, calçados, cerâmica, farinha de trigo, ferro, maquinaria, produtos químicos e têxteis e vinho. Outros setores de destaque são o turismo e a criação de frangos, gado, porcos e ovelhas.
8° Centenário do Início da Construção da Torre Inclinada de Pisa – Emissão Postal Italiana de 08 de outubro de 1973
Clima: continental, de altitude e mediterrânico.
Vegetação: Aos pés dos Alpes, são comuns árvores perenes como sobreiros, oliveiras e ciprestes. Faias crescem um pouco mais acima, e em áreas ainda mais altas desenvolvem-se lariços e pinheiros. Azinheiras crescem nos Apeninos.
Comidas e Bebidas Típicas: Lasanha, Pizza, Bisteca Fiorentina (acompanhada de vinho Chianti), Macarrão à Bolonhesa, Risotto (feito com arroz arbóreo), Arancino (bolinho de arroz recheado e frito), Ossobuco (chambão de vitela à italiana), Cacio e Pepe (macarrão com queijo pecorino romano e pimenta do reino preta), Gelatto (sorvete italiano), Tiramisù (sobremesa feita com queijo mascarpone, creme de leite e camadas de biscoito champagne).
Turismo: Coliseu (Roma), Fontana di Trevi (Roma), Piazza San Marco (Veneza), Ponte dos Suspiros (Veneza), Grande Canal (Veneza), Catedral Duomo (Milão), Galeria Vittorio Emanuele II (Milão), Ponte Vecchio (Florença), Ilha da Sardenha, Torre de Pisa.
Curiosidade: Em 2008, por conta de um erro técnico em um festival da uva na comuna de Marino, província de Roma, saiu vinho de algumas torneiras nas casas dos habitantes – na época, chegou-se a dizer que era um milagre até o momento em que descobriram a falha. Entretanto esse “milagre” existe realmente em uma fonte de vinho tinto na Itália que funciona 24 horas por dia no Caminho de São Tomé, em Abruzzo.
E pra fechar a viagem, bora um pouco de literatura!
Espelho
E eis que do tronco
rompem-se os brotos:
um verde mais novo da relva
que acalma o coração.
O tronco que parecia já morto,
vergado no barranco.
E tudo me parece um milagre;
e eu sou aquela água da nuvem
que hoje reflete nas poças.
Mais azul é o seu pedaço de céu.
Aquele verde que surge da casca
e que ontem à noite não existia.
(Salvatore Quasimodo, nascido em Módica (comuna da região da Sicília) em 20 de agosto de 1901 e falecido em Amalfi (comuna da província de Salerno) em 14 de junho de 1968).
Bibliografia:
Sites:
http://blog.malaecuia.com.br/pontos-turisticos-da-italia-para-voce-conhecer/
https://brasilescola.uol.com.br/geografia/italia-1.htm
https://buenasdicas.com/comidas-tipicas-italia-6576/
https://escola.britannica.com.br/artigo/Itália/481595
https://hotcourses.com.br/study-in-italy/city-focus/50-fatos-e-curiosidades-sobre-a-italia/
https://paises.ibge.gov.br/#/dados/italia
Pesquisa da poesia:
<http://antoniocicero.blogspot.com/2012/08/salvatore-quasimodo-specchio-espelho.html>
Imagens dos Selos:
Bandeira da Itália: <https://i.colnect.net/b/763/622/Italy.jpg>
Torre de Pisa: <https://i.colnect.net/b/172/807/Tower-of-Pisa.jpg>