Filaturismo Poético – Cruzando o Mundo Através das Letras e dos Selos Postais
Japão
Série Bandeiras – Japão – Emissão Postal das Nações Unidas de 18 de setembro de 1987
Localização: país localizado na costa leste da Ásia, sendo formado por quatro grandes ilhas (Hokkaido, Honshu, Shikoku e Kyushu) e 3.900 ilhas menores, sendo que suas áreas costeiras pelo leste são banhadas pelo Oceano Pacífico. Ao leste, o Mar do Japão separa o país da Coreia do Norte, Coreia do Sul e Rússia. A sudoeste fica a China, do outro lado do mar da China Oriental.
Área: 377.915 km².
População: 126.476.458 habitantes (2020).
Capital: Tóquio.
Economia: Os principais produtos agrícolas do país são: arroz, batata, beterraba-açucareira, chá, frutas e hortaliças. Os destaques da indústria são a produção de aço, artigos eletrônicos, automóveis, cimento, navios, papel, plásticos, produtos químicos, relógios e tecidos. Outros setores de destaque são o de serviços, comércio internacional e de pesca.
Tesouros Nacionais – Templo Kiyomizu-dera, Quioto – Emissão Postal Japonesa de 16 de novembro de 1977
Clima: subártico (Hokkaido), temperado (costa do Pacífico), chuvoso (lado oeste) e subtropical (sul).
Vegetação: Grande parte do país é coberta por florestas. Dentre as árvores perenes estão os pinheiros, ciprestes, cedros e abetos. Também há várias árvores de folhas largas como o carvalho, bordo, freixo, faia, bétula e o álamo. No sul e no centro existem bambus e palmeiras. A cerejeira, conhecida como símbolo do Japão, é plantada em todo o país.
Comidas e Bebidas Típicas: Shari (arroz japonês), Sardinha Marinada, Ozoni (sopa tradicional japonesa), Uramaki Vegano (sushi feito com folha de nori), Tartar de Atum (carne crua picada e temperada), Rolls de Salmão Defumado com Geleia de Frutas (outro tipo de sushi), Yakisoba crocante, Tempurá de Camarão com Matcha (pedaços de camarão fritos envoltos com broto do chá-verde em pó), Mazegohan (risoto japonês com frango e shitake), Carpaccio de Salmão (cortado em fatias e servido como aperitivo).
Turismo: Templo Sanjūsangen-dō (Quioto), Edifício do Governo Metropolitano (Tóquio), Castelo de Himeji (Hyōgo), Memorial da Paz (Cúpula da Bomba Atômica, Hiroshima), Templo Sensō-ji (Tóquio), Santuário Meiji Jingu (Tóquio), Grande Templo Oriental Tōdai-ji (Nara), Templo Kiyomizu-dera (Quioto), Templo do Pavilhão Dourado (Kinkaku-ji, Quioto), Santuário Fushimi Inari Taisha (Quioto).
Curiosidade: No Japão as escolas não contratam funcionários para o serviço de limpeza., sendo esta responsabilidade dos alunos. Isso é feito para estimular e desenvolver nos mesmos o respeito pelos ambientes em que vivem.
E pra fechar a viagem, bora um pouco de literatura!
Verão (haikais*)
(entre 1681 e 1683)
Vozes das aves.
Nessas horas, um poeta
não tem mais mundo.
(1690)
Na minha casa
pernilongo pequeno
é o que ofereço…
(1681)
Chuva de verão
perna de garça
então se torna curta.
Tradução de Gustavo Frade
(Matsuo Munefusa, conhecido como Bashō, nascido em Ueno, Tóquio, em 1644 e falecido em Osaka em 28 de novembro de 1694).
*Haikai é um vocábulo formado por duas palavras da língua japonesa: hai = brincadeira, gracejo; e kai = harmonia, realização. São poemas pequenos, com métrica e moldes orientais, cujos primeiros registros datam do século XVI.
Fonte: https://mundoeducacao.uol.com.br/literatura/haikai.htm
Bibliografia:
Sites:
https://escola.britannica.com.br/artigo/Japão/481607
https://levarti.com.br/blog/14-curiosidades-que-voce-nao-sabia-sobre-o-japao/
https://paises.ibge.gov.br/#/dados/japao
https://quicklytravel.com.br/post/como-e-o-clima-no-japao
Pesquisa da poesia:
<https://revistaprosaversoearte.com/matsuo-basho-dez-haikais/>
Imagens dos Selos:
Bandeira do Japão: <https://i.colnect.net/b/762/714/Japan.jpg>
Templo Kiyomizu-dera: <https://i.colnect.net/b/846/041/Kiyomizu-Temple.jpg>