Filaturismo Poético – Cruzando o Mundo Através das Letras e dos Selos Postais
Polônia
Série Bandeiras – Polônia – Emissão Postal das Nações Unidas de 21 de setembro de 1984
Localização: país localizado no leste da Europa, sendo banhado ao norte pelo Mar do Norte. Seu território é limitado a oeste pela Alemanha, a sudoeste pela República Tcheca, ao sul pela Eslováquia e Ucrânia e ao leste por Belarus e Lituânia.
Área: 312.685 km².
População: 37.846.605 habitantes (2020).
Capital: Varsóvia.
Economia: Os principais produtos agrícolas do país são: aveia, beterraba-açucareira, centeio, cevada e trigo. Os destaques da indústria são a produção de alimentos, artigos de metal, bebidas, equipamentos para transportes, máquinas e roupas. O país possui reservas de carvão, cobre, enxofre e prata. Outros setores de destaque são o de turismo, a produção de ovos e laticínios e a suinocultura.
Monumentos de Cracóvia – Castelo Real Wawel – Emissão Postal Polonesa de 10 de dezembro de 1984
Clima: temperado.
Vegetação: As florestas atualmente cobrem em torno de 30 por cento do território. Dentre as árvores mais comuns estão lariços, faias, carvalhos, bétulas e pinheiros. A floresta de Bialowieza, no leste do país, é considerada Patrimônio da Humanidade pela UNESCO.
Comidas e Bebidas Típicas: Pierogi (trouxinha de massa recheada), Arenque, Goulash (picadinho de carne de porco), Kotlet Schabowy (costela ou lombo de porco à milanesa com legumes), Kapusniak (sopa de chucrute), Queijo Oscypek (feito de leite de cabra), Barszcz Czerwony (sopa de beterraba), Bigos (chucrute com repolho fresco), Gołąbki (charuto de repolho com recheio de carne de porco ou boi picada), Kielbasa (salsicha polonesa), Paczki (tipo de donut).
Turismo: Minas de Sal Wieliczka (Cracóvia), Parque Nacional Słowiński (Leba), Castelo de Wawel (Cracóvia), Distrito dos Lagos Masúrios (Białystok), Montanhas Tatra (Zokapone), Auschwitz II – Birkenau (Campo de Concentração em Cracóvia), Palácio da Cultura e da Ciência (Varsóvia), Museu do Levante de Varsóvia.
Curiosidade: O esperanto, a língua artificial mais falada no mundo, foi criada na Polônia pelo oftalmologista polonês-judeu Ludwik Lejzer Zamenhof. Zamenhof tinha como idiomas nativos o russo, o iídiche e o polonês, e ainda era fluente em alemão. Hoje a Polônia é um dos países que mais reúnem praticantes do esperanto.
E pra fechar a viagem, bora um pouco de literatura!
As Três Palavras Mais Estranhas
Quando pronuncio a palavra Futuro,
a primeira sílaba já pertence ao passado.
Quando pronuncio a palavra Silêncio,
eu a destruo.
Quando pronuncio a palavra Nada,
faço algo que nenhum não-ser pode segurar.
( Maria Wisława Anna Szymborska, nascida em Kórnik em 02 de julho de 1923 e falecida em Cracóvia em 1° de fevereiro de 2012).
Bibliografia:
Sites:
https://brasilescola.uol.com.br/geografia/polonia.htm
https://escola.britannica.com.br/artigo/Polônia/482240
https://gamati.com/2020/01/21/confira-curiosidades-sobre-o-polaco-e-a-polonia/
https://paises.ibge.gov.br/#/mapa/polonia
https://queroviajarmais.com/comidas-tipicas-da-polonia/
https://queroviajarmais.com/pontos-turisticos-da-polonia/
Pesquisa da poesia:
<https://poemhunter.com/poem/three-oddest-words/>
Imagens dos Selos:
Bandeira da Polônia: <https://i.colnect.net/b/763/627/Poland.jpg>
Castelo de Wawel: <https://i.colnect.net/b/7839/928/Wawel-Royal-Castle.jpg>