FRUTAS – CLASSIFICAÇÃO ESPECIALIZADA
A filatelia moderna pode ser estudada e pesquisada da mesma forma que a filatelia clássica. Isto se aplica principalmente aos selos regulares (alguns chamam estes de ordinários). Herdeiros dos nossos Olhos de Boi, ao contrário das demais emissões, os selos regulares são produzidos para atender uma demanda específica, atualmente muito pequena.
O Catálogo de Selos do Brasil 58ª Edição com lançamento previsto para o dia 17 de dezembro de 2012 apresentará uma classificação especializada dos selos da série frutas.
Este é o legado de Rolf H. Meyer, a sua última contribuição para a filatelia brasileira.
Com o nascimento dos selos auto-adesivos RHM percebeu que ao invés de filigranas existiam fundos diferentes (desenhos diversos que permanecem no papel depois de destacado o selo).
Estes fundos nesta emissão são de quatro tipos distintos, denominados tipos B-1 até B-4. Empregaremos este sufixo para designar os diversos fundos. Esta classificação existe apenas para os selos novos, pois uma vez destacados do fundo não se pode saber qual o tipo ao qual o selo pertenceu.
Além dos diversos tipos de fundos há diferentes tipos de fosforescência sob lâmpada ultravioleta. Por incrível que pareça esta emissão também apareceu com interpanôs que serão registrados com o sufixo IP.
VOCÊ JÁ VIU ISSO?
No site www.oselo.com.br você já poderá adquirir estas peças incríveis que RHM guardou em segredo e que muitos filatelistas deixaram de comprar. Algumas são verdadeiras raridades da filatelia brasileira.