HENRY FORD


HENRY FORD

Efemérides dia 07 de abril :  1947 — Morre Henry Ford, empreendedor estadunidense

Empresário norte-americano, pioneiro da indústria automobilística e inovador dos processos de produção com a introdução da linha de montagem na fabricação em série de automóveis. Originário de uma família de agricultores do Estado de Michigan, tornou-se mecânico aos dezesseis anos, trabalhando em várias oficinas em Detroit. Entre 1892 e 1896, construiu um automóvel peça por peça e, em 1903, fundou a Ford Motor Company, com outros homens de negócios. Em 1919, tinha o controle acionário da empresa. Conhecido como o “homem que pôs a América do Norte sobre rodas”, foi o primeiro fabricante a tornar o automóvel um produto de consumo de massa.

Conseguiu isso baixando os custos por meio da produção em série e incrementando as vendas pelo barateamento do produto. Para enfrentar a concorrência, aperfeiçoou ainda mais a linha de montagem, adquiriu plantações de seringueiras, minas de carvão e ferro e uma frota de navios. Criou o modelo mais popular dos carros norte-americanos — o Modelo T —, conhecido no Brasil como Ford Bigode, que atingiu o recorde de vendas de quinze milhões de unidades entre 1908 e 1926. Apesar da visão empreendedora e inovadora, Ford era extremamente conservador, negando-se a rever iniciativas que tiveram êxito e atualizar o processo de administração industrial.

Não admitia especialistas em administração nem queria pessoas formadas em universidades no seu quadro de funcionários. Por muito tempo negou-se a produzir carros que não fossem de cor preta. Opôs grande resistência à produção do Modelo A, em 1927, quando o Modelo T (Ford Bigode) já estava superado e os concorrentes ameaçavam seu poderio.

Durante a Segunda Guerra Mundial, construiu a maior linha de montagem do mundo para produzir os bombardeiros B-54. Adversário ferrenho dos sindicatos, adotava uma ação paternalista nas relações trabalhistas: diminuiu a jornada de trabalho de seus empregados e pagava cerca de 20 dólares semanais, quando a média dos salários nas outras empresas era de 11 dólares; só a partir de 1941 é que passou a aceitar a sindicalização de seus empregados.

Fonte : https://www5.fgv.br/ctae/publicacoes/Ning/Publicacoes/00-Artigos/JogoDeEmpresas/Karoshi/glossario/FORD.html

Formas de Pagamento