MADRUGADA REPUBLICANA


MADRUGADA REPUBLICANA

 Em 20 de setembro de 1894, início do nosso período republicano, os Correios emitiram a complexa emissão denominada MADRUGADA REPUBLICANA.

A primeira série era composta de 10 valores com faciais de 10 até 2.000 réis. Impressos em duas cores o 100 réis foi o mais utilizado (era o porte de uma carta simples).

Por essa razão temos as famosas cabeças trocadas. A Casa da Moeda empregou o miolo (a Cabeça laureada) dos valores de 200, 500 e 700 réis e imprimiu novos selos com a borda dos 100 réis de 1894. O mesmo foi feito com a nova cabeça de 1897, resultando em cinco selos com bordas iguais e miolos distintos.

Várias denteações, diversos tipos de papéis marcaram esta emissão postal.

Em 1897 foram lançados os selos 91, 92 e 93 de 10, 50 e 100 réis respectivamente. A distinção, que não é fácil, é feita observando as letras “IS” da palavra RÉIS.

Em 1900 novas emissões, agora com novas cores e em 1902 e 1905 têm outra com margens largas.

Esta última ainda foi emitida com FILIGRANA (|Marca d’água). Pela primeira vez no Brasil opta-se por utilizar a filigrana para evitar falsificações.

UM ERRO NA CASA DA MOEDA

Os selos fiscais, já nos tempos da emissão fiscal dos Cruzeiros, apresentavam filigrana de proteção (proposital). Algumas folhas com a marca d ‘água IMPOSTO DE CONSUMO foram INDEVIDAMENTE utilizadas nos selos postais gerando os raros selos com a filigrana DISTINTA IMPOSTO DE CONSUMO (107B até 112B).

Desta forma temos os selos FILIGRANADOS de três tipos:

Filigrana INDISTINTA - Não se consegue saber qual filigrana o selo apresenta, pois as letras são grandes e o selo pode ser FEDERAL ou IMPOSTO.

Filigrana CORREIO FEDERAL – Pode-se com certeza afirmar que é filigrana CORREIO FEDERAL, pois as letras que aparecem nos selos (F, D, FED, etc.) tornam possível a distinção.

Filigrana IMPOSTA DE CONSUMO-Proveniente das folhas utilizadas por engano e pode-se pela letra saber que este papel foi empregado (letra M, por exemplo, que não aparece na outra filigrana).

NO SITE

Para encontrar estas peças no site deve-se escolher primeiro SELOS DO BRASIL na barra da direita.

A primeira série aparece sob o título:

MADRUGADA 1894 (Nº. 81 A 90)

Logo depois temos:

MADRUGADA 1897 (Nº.91 A 93)

Seguindo temos a categoria MADRUGADA FILIGRANADOS (por causa da ordem alfabética)

As subcategorias são

FILIGRANA FEDERAL

FILIGRANA IMPOSTO

FILIGRANA INDISTINTA

Em seguida temos

MADRUGADA MG. (MARGENS) GRANDES (Nº.99 ATÉ 106)

MADRUGADA MÚLTIPLOS

MADRUGADA NOVAS CORES (Nº.94 ATÉ 98)

e finalmente

MADRUGADA VARIEDADES

Complicado, não é. Mas vale a pena conhecer esta parte da nossa filatelia clássica. Muitas peças deste setor são mais raras que selos do Brasil Império.

A classificação deste setor você encontra no Catálogo de Selos do Brasil. Para saber mais existem publicações (raras é verdade) realizadas por especialistas como Helmut Ponge, Horst Flatau, Pinho, etc.

Formas de Pagamento