NAPOLEÃO I - IMPERADOR


NAPOLEÃO I - IMPERADOR

Efemérides dia 18 de maio:  1804 - Napoleão Bonaparte é proclamado imperador dos franceses pelo senado francês.

Um senátus-consulto, que na França, durante o Consulado, o Primeiro e Segundo Impérios, era uma decisão com força de lei que emanava do Senado, estabelece em 18 de maio de 1804 o Império e promulga a Constituição do Ano XII. Napoleão Bonaparte troca seu título de Primeiro Cônsul para o de Imperador. É a recompensa que lhe conferem os franceses por ter restabelecido a paz sem sacrificar as conquistas da Revolução. Ele seria coroado pelo papa Pio VII na catedral de Notre Dame de Paris em 2 de dezembro do mesmo ano.

Napoleão é coroado Imperador dos Franceses em 2 de dezembro de 1804. Sua sagração foi um espetáculo montado. O Imperador não foi a Roma para ser ungido pelo Papa, como os imperadores costumavam fazer. Ele obrigou Pio VII a ir a Paris para a cerimônia. A própria coroação foi ainda mais singular. Napoleão tomou o diadema nas mãos e coroou-se a si mesmo, de frente para o público e de costas para o Papa. Depois, colocou a coroa na imperatriz Josefina. O Papa limitou-se a proclamar "Vivat Imperator in aeternum!". Esta encenação, destinada a demonstrar que Napoleão devia seu título a si mesmo e a mais ninguém, havia sido prévia e minuciosamente acertada com Pio VII, que, portanto, não foi pego de surpresa, como reza a lenda.

Napoleão incorporou símbolos que remetiam a Roma imperial, aos reis merovíngios e a Carlos Magno: as águias e abelhas que se vêem no brasão imperial são ecos deste passado com o qual se tenta criar um vínculo sólido.

Fonte : https://operamundi.uol.com.br/historia/11996/hoje-na-historia-1804-napoleao-e-nomeado-imperador-da-franca

Formas de Pagamento