NIKOLA TESLA
Efemérides dia 16 de maio: 1888 - Nikola Tesla ministra uma palestra descrevendo o equipamento que permitirá a geração eficiente e o uso de corrente alternada para transmitir energia elétrica por longas distâncias.
Nikola Tesla foi um inventor austríaco que se dedicou à criação de tecnologias nos ramos da Engenharia Mecânica e da Eletricidade. Nasceu na aldeia Smiljan, em 1858, durante o Império Austríaco e, desde criança, era incentivado a desenvolver raciocínio lógico e a aprimorar a sua concentração e memória. Iniciou o curso de Engenharia Elétrica no Instituto Politécnico de Graz em 1873, mas não concluiu o curso. Em 1881, iniciou a sua carreira de engenheiro em uma companhia telefônica.
Tesla recebeu muitos títulos e prêmios durante a sua carreira. Em 1912, recusou-se a dividir o Prêmio Nobel de Física com Thomas Edison, com quem tinha sérias divergências. Em 1934, recebeu a medalha John Scott pelo desenvolvimento do sistema de energia polifásico.
Acredita-se que Tesla sofria de transtorno obsessivo-compulsivo. O cientista apresentava inúmeras manias, tinha medo de contato com sujeira e germes (misofobia) e não ficava em quartos de hotel cujo número era divisível por três. Tesla morreu em 1943, aos 86 anos, na cidade de Nova Iorque.
Divergência com Thomas Edison : Uma das contribuições mais significativas de Tesla foi o desenvolvimento da chamada corrente alternada (AC), tipo de corrente elétrica variável no tempo que pode ser transmitida por longas distâncias.
Thomas Edson, inventor da lâmpada incandescente, era contemporâneo de Tesla e acreditava que a forma mais eficiente de transmissão de energia era por meio das correntes contínuas (DC), invariáveis no tempo e que apresentavam enorme dificuldade de serem transmitidas por longas distâncias. As brigas entre esses dois gênios duraram anos e, mesmo que o método de transmissão de energia por corrente alternada de Tesla fosse perigoso de ser aplicado, ele se mostrou infinitamente mais eficiente e é adotado até hoje nas transmissões de energia entre as usinas geradoras e as residências e indústrias.
Contribuições à ciência: As contribuições de Tesla à ciência foram muitíssimo expressivas. Ele criou teorias e tecnologias que marcaram a história do desenvolvimento tecnológico da humanidade. Várias tecnologias utilizadas hoje foram criadas a partir dos princípios e protótipos desenvolvidos por Nikola Tesla. A lista a seguir destaca algumas das principais contribuições de Tesla.
•Invenção da corrente alternada (AC);
•Contribuiu para a invenção do rádio por Marconi (transmissão de informação via ondas eletromagnéticas);
•Idealizou o radar;
•Estudos relacionados com a ressonância magnética;
•Desenvolveu o motor a indução (Indução eletromagnética);
•Desenvolveu a lâmpada fluorescente;
•Inventou o controle remoto;
•Desenvolveu sistemas de ignição para veículos automotores etc.
Fonte : https://mundoeducacao.bol.uol.com.br/fisica/nikola-tesla.htm