Nº 128-LES BOUCHES-DE-L’ELBE


128-LES BOUCHES-DE-L’ELBE

Hamburgo é uma cidade-estado situada no norte da Alemanha, próxima ao delta do rio Elba, nas proximidades do Mar do Norte. Lá fica o maior porto alemão, sendo Hamburgo a segunda maior cidade do país.

Após a dissolução do Sacro Império Romano-germânico em 1806, Hamburgo passa a ter soberania plena e se proclama Cidade Livre (Freie Hansestadt).

Após a Batalha de Austerlitz a Prússia assina um tratado preventivo de não agressão com a França para evitar confrontos futuros. A paz que reina desde 1795, entretanto, não dura muito e as provocações do Embaixador Francês em Berlin provocam duas batalhas.

A batalha de Iena e Auerstaed, ambas vencidas por Napoleão I. Em Auerstaed o General Davout vence o confronto, mesmo tendo grande desvantagem numérica (1 contra 2). O forte de Stettin rende-se sem combate.

MONUMENTO DA BATALHA EM IENA

O Bloqueio Continental de Napoleão I causa um grande prejuízo comercial à Hamburgo e em 1811 é incorporada ao Império Francês como departamento 128 – Bouches-de-l’Elbe.

Sobrecarta de 1813 para Paris com o carimbo preto 128/HAMBOURG

Durante a ocupação francesa a região sobre um grande declínio.

Sobrecarta de 1811 para Paris com o carimbo preto 128/HAMBOURG

O Congresso de Viena de 1815 garante a soberania da cidade de Hamburgo que ingressa na Confederação Germânica, composta de 39 estados no seu início.

Formas de Pagamento