Nº 86-JEMAPPES-BÉLGICA


86-JEMAPPES-BÉLGICA

A Batalha de Jemappes

Ocorreu entre a armada revolucionária francesa e os austríacos em Jemappes, próximo à Mons na Bélgica.

A força francesa de 40.000 soldados comandados por Dumoriez conquistou uma grande vitória sobre a menos numerosa armada austríaca sob o comando do Duque Albert de Saxe-Teschen que acabou fugindo do país.

O departamento de Jemmapes foi criado em 12 de março de 1793 por pressão da força armada, favorável a esta anexação. Compreendia o condado de Hainaut (removido do departamento já existente e conquistado pelo Rei Louis XIV no século XVII), Charleroi do condado de Namur, assim como Bonnes Villes de Châtelet e Thuin do Principado de Liège.

A batalha de Neerwinden

Em 18 de março de 1793 o General Dumouriez, comandando a armada francesa, perde a batalha de Neerwinden contra o Príncipe de Cobourg. A derrota foi desastrosa para os franceses que acabaram sofrendo uma invasão e perda de seus territórios nos países baixos.

Batalha de Fleurus

Em 26 de junho de 1794 a coalizão entre a Grã-Bretanha, Áustria e Hanover enfrentaram as tropas francesas. Sob o comando do Príncipe de Saxe-Cobourg. Após sangrentos combates as forças da coalizão retiram-se do local. Pela primeira vez na história é utilizado um balão de observação durante uma guerra. A vitória é francesa.

Entre 17 e 18 de setembro de 1794 ocorre a última Batalha (de Sprimont) que coloca um fim nos confrontos e a criação do departamento francês de Jemmapes.

Jemmapes é Departamento conquistado

Sobrecarta de Mons para Lyon de 1814.

Jemmapes será parte da França entre 30 de agosto de 1795 e 15 de setembro de 1814.

Sobrecarta de Tournay para Lille de 1814 com carimbo vermelho 86/TOURNAY

Formas de Pagamento