NOTAS PARA OS SELOS - ANO 1 - EDIÇÃO NÚMERO 1


NOTAS PARA OS SELOS

 

De junho de 1996 a junho de 2011, o filatelista Dr. Mauro Nogueira Valias (Varginha/MG, 15 de junho de 1931 – São Paulo/SP, 27 de julho de 2011) publicou a coluna “Notas para os Selos”, onde eram dadas notas para as emissões postais brasileiras.

 

A coluna foi publicada inicialmente na Revista Mosaico, produzida pela Câmara Brasileira de Filatelia, de junho de 1996 (Ano VI, edição de n° 17) até dezembro de 2003 (Ano XIII, edição de n° 39, que foi justamente a última edição da Revista Mosaico).

 

Depois disso, a coluna voltou em julho de 2004 dentro da Revista “A Filatelia Brasileira”, emitida pela Federação dos Filatelistas do Brasil (Ano I, edição de n° 1), com seu último artigo na edição de junho de 2011 (Ano VIII, edição de n° 15).

 

Posteriormente, as “Notas para os Selos” voltaram através do amigo Julio César Rodrigues de Castro, comerciante filatélico da Filatelia 77.

 

Agora, por sugestão do amigo José Paulo Braida Lopes, filatelista da Sociedade Filatélica de Juiz de Fora/MG, retornamos com esta histórica coluna.

 

Nesta 1ª edição, falaremos sobre os selos postais emitidos no ano de 2022 (até o mês de outubro), apresentando cada uma das emissões com suas imagens e detalhes técnicos e trazendo uma nota para cada uma delas com sua explicação. Lembrando que as notas atribuídas têm como princípio uma série de fatores e representam a minha opinião pessoal e exclusiva, com caráter subjetivo e sem outros envolvimentos. Estas notas vão de zero a cinco, nota máxima.

 

As próximas serão feitas de dois em dois meses. Espero que gostem.

 

Emissões Postais

Edital n° 1: Festa do Senhor Bom Jesus do Bonfim

Arte: Ateliê 15 – Processo de Impressão: Ofsete – Papel: cuchê gomado – Folha com 16 selos – Valor facial: 1° Porte da Carta – Tiragem: 160.000 selos (80.000 de cada) – Área de desenho: 25 x 35 mm – Dimensão do selo: 30 x 40 mm – Picotagem: 12 x 11,5 – Data de emissão: 14/1/2022 – Local de lançamento: Salvador/BA – Código no Catálogo RHM: C4031-4032

Nota para os Selos: 4. A Festa do Senhor Bom Jesus do Bonfim é um evento importante do calendário católico e reúne uma grande quantidade de fiéis. Este fato faz por merecer uma emissão postal como outras importantes festividades religiosas de nosso país. Os detalhes na arte tanto do Cristo no primeiro selo como no selo das crianças também foram de muito bom gosto. Entendo que falta ainda aos Correios abrir um espaço no calendário das emissões filatélicas para outras crenças e suas celebrações e eventos por conta do país ser um “estado laico”, mas posso dizer que esta é uma emissão que fica muito bonita no álbum daquele que aprecia a cultura e a história do país.

Edital n° 2: Centenário da Semana de Arte Moderna

Arte: Juliana Souza e Paulo Baptista – Processo de Impressão: Ofsete, verniz UV e cor especial – Papel: cuchê gomado – Bloco com 4 selos – Valor facial: 2° Porte da Carta (cada selo) – Tiragem: 12.000 blocos – Área de desenho: 33 x 33 mm – Dimensão do selo: 38 x 38 mm – Dimensão do bloco: 230 x 240 mm – Picotagem: 11,5 x 11,5 – Data de emissão: 28/4/2022 – Local de lançamento: São Paulo/SP – Código no Catálogo RHM: Bloco (B224), selo “Carybé e Macunaíma” (C4033), selo “À Sombra” (C4034), selo “Theatro Municipal de São Paulo e MASP” (C4035) e selo “O Trenzinho do Caipira” (C4036)

Nota para os Selos: 3. A comemoração do Centenário se fez de forma grandiosa. O bloco faz a pessoa pesquisar e ter interesse pelos artistas, sejam na parte da música, como também da literatura, pintura e outros ramos da arte que fizeram os três dias do evento serem marcantes para a história do Brasil. Os selos em seus pontos centrais, os pequenos “easter eggs” contidos na peça (como nos grandes filmes do cinema atual) e o “QR Code” proporcionam uma grande viagem. Mas a passagem chegou bem atrasada: afinal, o Centenário não foi em fevereiro?

Edital n° 3: Pôr do Sol

Fotos: Rosinaldo Azevedo Santos, Neivo Soares Guimarães, Francisco Ronaldo Neves da Silva, Mônica Alves Guimarães, Márcia Tereza Dias de Oliveira, Patrícia Fernandes Cardoso, Rauphe Cassimiro da Silva, Carlos Moura Júnior, Virggillius G. E. Ferreira Maia, Ana Paula Soares, Priscila Verginia C. Frattini, Ariane Cristina Dutra, Antônio Sérgio de Sena Vaz, Ayrton Castro de Oliveira, Lucy Juliana Reiter Kleinowski – Processo de Impressão: Ofsete e cor especial – Papel: cuchê gomado – Folha com 15 selos – Valor facial: 1° Porte da Carta – Tiragem: 150.000 selos – Área de desenho: 40 x 30 mm – Dimensão do selo: 40 x 30 mm – Picotagem: 11,5 x 12 – Data de emissão: 3/5/2022 – Locais de lançamento: Abaetetuba-PA, Belém-PA, Palmas-TO, Presidente Figueiredo-AM, Boa Vista-RR, Aracaju-SE, Conde-BA, Salvador-BA, Rio de Janeiro, Fernando de Noronha-PE, Acreúna-GO, Quirinópolis-GO, Alto Paraíso-GO, Goiânia-GO, Ouro Preto-MG, Arraial do Cabo-RJ, Presidente Epitácio-SP, São Paulo-SP, Bauru-SP, Porto Alegre-RS, Florianópolis-SC e Fortaleza-CE. Códigos no Catálogo RHM: C4037-4051.

Nota para os selos: 3. Uma das mais belas sensações do final do dia é observar o pôr do sol. Reunir a família ou a pessoa que se ama e observar cada minuto deste processo é realmente maravilhoso. Também é muito bacana o trabalho para selecionar as fotos e se chegar a este processo final. Mas saindo da parte poética do espetáculo: quinze selos para retratar o pôr do sol é um belo de um exagero, o que acaba tornando as fotos aleatórias, além de que elas impossibilitam a pessoa de fazer uma conexão com o local onde cada uma foi tirada. Ou seja, um bloco bem trabalhado substituiria melhor as quinze fotos.

Edital n° 4: Profissão: Bombeiro

Arte: Adriana Shibata – Processo de Impressão: Ofsete e relevo seco – Papel: cuchê gomado – Folha com 30 selos – Valor facial: 1° Porte da Carta – Tiragem: 240.000 selos – Área de desenho: 25 x 35 mm – Dimensão do selo: 30 x 40 mm – Picotagem: 12 x 11,5 – Data de emissão: 4/5/2022 – Locais de lançamento: Brasília/DF, Fortaleza/CE, São Paulo/SP e Porto Velho/RO – Código no Catálogo RHM: C4052

Nota para o selo: 5. O que seria do ser humano que vive na cidade ou nas áreas florestais sem o dedicado trabalho destes homens e mulheres que muitas vezes arriscam sua própria vida para salvar o seu semelhante? Já houve outras emissões brasileiras destacando os serviços das corporações do Rio de Janeiro, Santos e Joinville, mas nunca é tarde para se dar valor aos profissionais de nosso território como um todo.

Edital n° 5: Homenagem a Daniel Azulay

Arte: Daniel Azulay – Design e Arte Finalização: Lidia Marina Hurovich Neiva – Correios – Processo de Impressão: Ofsete, relevo seco e tinta calcográfica – Papel: cuchê gomado – Folha com 15 selos – Valor facial: 1° Porte da Carta – Tiragem: 150.000 selos – Área de desenho: 38 x 38 mm – Dimensão do selo: 38 x 38 mm – Picotagem: 11,5 x 11,5 – Data de emissão: 13/6/2022 – Local de lançamento: Rio de Janeiro/RJ – Código no Catálogo RHM: C4053

Nota para o selo: 5. A literatura infantil e os Correios devem muito a esse genial artista. Além de suas belas obras e seus personagens marcantes, Daniel contribuiu com as emissões do “Dia do Selo” (1977, Código no Catálogo RHM: C997) e “Natal” (1992, RHM: C1827). A homenagem foi perfeita por trazer seu retrato através de um desenho de sua própria autoria e sua frase marcante. Mas recomendo ainda mais a leitura do edital, pois tem uma bela apresentação feita por Maria de Lourdes Torres de Almeida Fonseca, grande referência profissional da história dos Correios.

Edital n° 6: Série Relações Diplomáticas: Brasil – Irlanda – Ulysses 100 Anos

Arte: Daniel Effi – Correios – Processo de Impressão: Ofsete – Papel: cuchê gomado – Folha com 8 selos – Valor facial: R$ 2,60 – Tiragem: 64.000 selos – Área de desenho: 38 x 38 mm – Dimensão do selo: 38 x 38 mm – Picotagem: 11,5 x 11,5 – Data de emissão: 16/6/2022 – Local de lançamento: Brasília/DF – Código no Catálogo RHM: C4054

Nota para o selo: 3. Ulysses é um clássico da literatura mundial, obra produzida pelo irlandês James Joyce. A exploração dos jogos tipográficos como na palavra “YES” é algo que é muito aplicado no dia com muito sucesso dentro das associações de marketing. Entretanto, citando o mapa das ruas da Irlanda, as ideias poderiam ter sido melhor apresentadas se a emissão tivesse sido feita num formato de bloco, pois a legenda sobre os pontos principais do mapa é encontrada somente quando se adquire a folha completa.

Edital n° 7: Bicentenário da Independência – Marca Oficial

Arte finalização: Gerência de Filatelia dos Correios – Processo de Impressão: Tintas especiais (verde e amarelo) e verniz UV localizado – Papel: cuchê gomado – Folha com 30 selos – Valor facial: R$ 0,01 – Tiragem: 1.800.000 selos – Área de desenho: 40 x 30 mm – Dimensão do selo: 40 x 30 mm – Picotagem: 11,5 x 12 – Data de emissão: 17/6/2022 – Local de lançamento: Brasília/DF – Código no Catálogo RHM: C4055

Nota para o selo: 3. A arte da marca oficial é realmente muito bonita, tanto quanto à escolha da imagem da “espada” como nas cores utilizadas. Mas essa beleza da marca mostra que a sua utilização deveria ser feita como um detalhe das emissões sobre o “Bicentenário da Independência” feitas no ano de 2022 e não como um selo para fins de utilização para “Carta Social”, haja vista a própria sazonalidade do tema da independência. Talvez o mais viável para os selos de “Carta Social” poderia ter sido o uso da imagem de algum “animal ou planta que corre risco de extinção”.

Edital n° 8: Bicentenário da Independência – Movimentos Populares

Arte: Hal Wildson – Processo de Impressão: Ofsete – Papel: cuchê gomado – Folha com 10 selos – Valor facial: 1° Porte da Carta – Tiragem: 80.000 selos – Área de desenho: 44 x 26 mm – Dimensão do selo: 44 x 26 mm – Picotagem: 11 x 11,5 – Data de emissão: 25/6/2022 – Locais de lançamento: Cachoeira/BA e Rio de Janeiro/RJ – Código no Catálogo RHM: C4056

Nota para o selo: 2. Quando se trata de emissões relacionadas ao Bicentenário da Independência imaginamos que o tema a ser explorado no selo teria relação direta com o fato. Entendo e valorizo sempre os desenhos dos artistas dos selos postais que enriquecem a nossa filatelia com seu talento, mas neste caso a foto nos conecta mais com momentos do século XX e XXI. A exploração de fatos históricos ainda não trabalhados como o caso da “Conjuração Baiana ou Revolta dos Alfaiates” poderia ter sido uma melhor escolha.

Edital n° 9: Emissão Conjunta Brasil-Portugal – Bicentenário da Independência do Brasil

Arte: Ely Borges e Isabel Flecha de Lima – Processo de Impressão: ofsete – Papel: cuchê gomado – Folha com 12 selos – Valor facial: R$ 2,60 – Tiragem: 96.000 selos – Área de desenho: 21 x 39 mm – Dimensão do selo: 26 x 44 mm – Picotagem: 11,5 x 11 – Data de emissão: 29/6/2022 – Local de lançamento: Brasília/DF – Código no Catálogo RHM: C4057

Nota para o selo: 5. A série de selos iniciada em 2017 encerrou-se de forma triunfal com a emissão do selo em homenagem a Dom Pedro I, figura final da proclamação da Independência. O conjunto que trouxe Maria Leopoldina (2017), Dom João VI (2018), José Bonifácio (2019), Revolução do Porto (2020) e “O Brasil nas Cortes de Lisboa” (2021) ficaria incompleta sem a presença do Imperador. Belíssimo trabalho!

Edital n° 10: As Vilas e as Populações Caiçaras do Brasil

Foto: Daniel Chapaval – Coautora: Mariana Balduzzi – Arte Finalização: Lidia Marina Hurovich Neiva – Correios – Processo de Impressão: Ofsete – Papel: cuchê gomado – Folha com 12 selos – Valor facial: R$ 2,35 – Tiragem: 96.000 selos – Área de desenho: 40 x 30 mm – Dimensão do selo: 40 x 30 mm – Picotagem: 11,5 x 12 – Data de emissão: 1°/7/2022 – Local de lançamento: Guaraqueçaba/PR – Código no Catálogo RHM: C4058

Nota para o selo: 4. As comunidades rurais e ribeirinhas são grupos importantes para divulgação da cultura regional e forças motrizes da economia brasileira. Seu papel pode parecer simples e pequeno, mas muitos dos alimentos que vem para a mesa dos brasileiros são produzidos e obtidos através do esforço e dedicação destes trabalhadores. A escolha do tema foi de muito bom gosto, mas talvez a vista aérea não tenha sido a melhor opção para a imagem, pois a foto do momento da pesca teria dado uma ideia mais interessante do trabalho dos Caiçaras.

Edital n° 11: Centenário da 1ª Travessia Aérea do Atlântico Sul

Arte: Gustavo Ramos – Processo de Impressão: Ofsete e relevo seco – Papel: cuchê gomado – Folha com 12 selos (4 se-tenants de 3 selos) – Valor facial: R$ 2,35 – Tiragem: 96.000 selos (32.000 se-tenants) – Área de desenho: 35 x 25 mm e 40 x 25 mm – Dimensão do selo: 40 x 30 mm – Picotagem: 11,5 x 12 – Data de emissão: 1°/8/2022 – Locais de lançamento: Rio de Janeiro/RJ, Recife/PE e Brasília/DF – Código no Catálogo RHM: C4059-4061

Nota para os selos: 5. O belíssimo trabalho gráfico utilizado na produção deste conjunto engrandece o feito dos portugueses Artur de Sacadura Freire Cabral e Carlos Viegas Gago Coutinho e retrata com ricos detalhes cada momento deste importante feito que mostra que o homem pode não ter asas com penas, mas o seu esforço e dedicação podem levá-lo sempre a qualquer lugar.

Edital n° 12: Bicentenário da Independência – Personalidades

Arte: Cordeiro de Sá – Processo de Impressão: ofsete e verniz serigráfico – Papel: cuchê gomado – Bloco com 4 selos – Valor facial: 1° Porte da Carta (cada selo) – Tiragem: 12.000 blocos – Área de desenho: 44 x 26 mm – Dimensão do selo: 44 x 26 mm – Dimensão do bloco: 110 x 70 mm – Picotagem: 11 x 11,5 – Data de emissão: 20/8/2022 – Locais de lançamento: Recife/PE e Salvador/BA – Códigos no Catálogo RHM: bloco (B225), selo “Cipriano Barata” (C4062), selo “Frei Caneca” (C4063), selo “Pedro Pedroso” (C4064), selo “Maria Quitéria” (C4065)

Nota para os selos: 5. Essa é uma ideia que poderia ter sido uma excelente substituição para a emissão de número 8 deste ano. Cipriano Barata e Frei Caneca foram importantes nomes da Revolução Pernambucana de 1817, enquanto Pedro Pedroso e Maria Quitéria foram duas figuras baianas essenciais no processo que traria como consequência a Independência em 1822. Além disso, as cores e ilustrações do bloco realçam a importância da cultura nordestina para o desenvolvimento do nosso país.

Edital n° 13: Centenário do Rádio no Brasil

Arte: Felipe Honda – Processo de Impressão: Ofsete – Papel: cuchê gomado – Bloco com 4 selos – Valor facial: R$ 13,00 (R$ 3,25 cada selo) – Tiragem: 14.000 blocos (56.000 selos) – Área de desenho: 30 x 40 mm – Dimensão do selo: 30 x 40 mm – Dimensão do bloco: 142 x 197 mm – Picotagem: 12 x 11,5 – Data de emissão: 7/9/2022 – Locais de lançamento: Rio de Janeiro/RJ e Brasília/DF – Códigos no Catálogo RHM: bloco (B226) e selos (C4066-4069)

Nota para os selos: 3. O bloco é sempre uma ótima oportunidade para se explorar vários assuntos relacionados ao tema. É como um mural. A figura de Roquette-Pinto, pioneiro da radiodifusão, foi um nome imprescindível para se contar esta história, mas a linha de tempo das ondas poderia ter sido preenchida não apenas com os anos e sim com a citação de outros fatos e nomes que marcaram estes 100 anos.

Edital n° 14: Série Mercosul: Fauna e Flora - Suculentas

Fotos: Fábio Raya – Processo de Impressão: Ofsete – Papel: cuchê gomado – Folha com 16 selos – Valor facial: R$ 2,60 cada selo – Tiragem: 128.000 selos – Área de desenho: 25 x 35 mm – Dimensão do selo: 30 x 40 mm – Picotagem: 12 x 11,5 – Data de emissão: 22/9/2022 – Locais de lançamento: Brasília/DF e São Paulo/SP – Códigos no Catálogo RHM: selo “Quiabo-da-lapa” (C4070), selo “Mandacaru” (C4071), selo “Planta-pedra” (C4072) e selo “Sisal” (C4073)

Nota para os selos: 5. Divulgar a flora e a fauna do país é um papel fundamental dos Correios e os selos são excelentes veículos para a realização deste propósito. Fora isso temos a questão de que as suculentas já se tornaram elementos que encantam os olhares na natureza e nos jardins e que se tornam assim joias filatélicas através das belas fotos tiradas pelo artista destes selos.

Edital n° 15: Bicentenário da Independência – Presença dos Correios

Arte: Taisa Borges – Processo de Impressão: Ofsete – Papel: cuchê gomado – Folha com 12 selos – Valor facial: 1º Porte da Carta – Tiragem: 96.000 selos – Área de desenho: 35 x 25 mm – Dimensão do selo: 40 x 30 mm – Picotagem: 11,5 x 12 – Data de emissão: 9/10/2022 – Locais de lançamento: Brasília/DF, Belém/PA e Rio de Janeiro/RJ – Código no Catálogo RHM: C4074

Nota para o selo: 2. Respeito o trabalho da artista do selo, mas existe uma diferença entre produzir um selo que remeta ao tema da Independência do Brasil e contar a história da empresa na prestação de serviços de comunicações no país. A emissão teria uma ligação melhor com o tema da independência se a imagem do selo focasse na ação de Paulo Emílio Bregaro, patrono dos Correios e que foi o responsável pela entrega da carta de Maria Leopoldina (declaração da independência) ao príncipe regente às margens do rio Ipiranga.

 

Fontes de consulta:

 

Biblioteca de Editais do filatelista José Carlos Marques:

<https://drive.google.com/drive/folders/1egb39nKbBnvtvkY12wSg-Zge_MsBC7qi?fbclid=IwAR29AQ2oK6VAn4X4yUON4EQttp9qvb8CVOXEta47KAy0GUPOoSS-Fzw_wME>

Catálogo online do Portal RHM: <https://oselo.com.br/catalogo>

Catálogo online Stampworld: <https://stampworld.com/pt_BR/>

Informativo do Portal Filatelia 77: <https://filatelia77.com/>

Portal Colnect: <https://colnect.com/pt>

Portal FEFIBRA: <http://fefibra.org.br/textos.asp?id=215>

Portal da Sociedade Philatelica Paulista: <https://sppaulista.com.br/>

 

Formas de Pagamento