NOTAS PARA OS SELOS
De junho de 1996 a junho de 2011, o filatelista Dr. Mauro Nogueira Valias (Varginha/MG, 15 de junho de 1931 – São Paulo/SP, 27 de julho de 2011) publicou a coluna “Notas para os Selos”, onde eram dadas notas para as emissões postais brasileiras.
A coluna foi publicada inicialmente na Revista Mosaico, produzida pela Câmara Brasileira de Filatelia, de junho de 1996 (Ano VI, edição de n° 17) até dezembro de 2003 (Ano XIII, edição de n° 39, que foi justamente a última edição da Revista Mosaico).
Depois disso, a coluna voltou em julho de 2004 dentro da Revista “A Filatelia Brasileira”, emitida pela Federação dos Filatelistas do Brasil (Ano I, edição de n° 1), com seu último artigo na edição de junho de 2011 (Ano VIII, edição de n° 15).
Posteriormente, as “Notas para os Selos” voltaram através do amigo Julio César Rodrigues de Castro, comerciante filatélico da Filatelia 77.
Por sugestão do amigo José Paulo Braida Lopes, filatelista da Sociedade Filatélica de Juiz de Fora/MG, retornamos com esta histórica coluna.
Nesta 2ª edição, falaremos sobre os selos postais emitidos de 31 de outubro a dezembro de 2022, apresentando cada uma das emissões com suas imagens e detalhes técnicos e trazendo uma nota para cada uma delas com sua explicação. Lembrando que as notas atribuídas têm como princípio uma série de fatores e representam a minha opinião pessoal e exclusiva, com caráter subjetivo e sem outros envolvimentos. Estas notas vão de zero a cinco, nota máxima.
As próximas serão feitas de dois em dois meses. Espero que gostem.
Emissões Postais
Edital n° 16: Estrela de Natal
Arte: Adriana Shibata – Processo de Impressão: Ofsete + verniz UV localizado com glitter + hot stamping dourado – Papel: cuchê gomado – Bloco com 1 selo – Valor facial: 5º Porte da Carta – Tiragem: 15.000 blocos – Área de desenho: 25 x 59 mm – Dimensão do selo: 25 x 59 mm – Dimensão do bloco: 70 x 110 mm – Picotagem: 12 x 11,5 – Data de emissão: 31/10/2022 – Local de lançamento: São José/SC, Bauru/SP, Brasília/DF e as capitais de todos os estados, exceto Santa Catarina – Código no Catálogo RHM: bloco (B227), selo (C4075).
Nota para o Bloco: 5. Natal é tempo de perdão, simplicidade e uma maior união entre os homens. O bloco estampa tudo isso, pois além de trazer a Estrela de Belém, que guiou os Reis Magos até aonde o Menino Jesus nasceu, apresenta o planeta Terra e pessoas de várias raças e cores, na figura de crianças, adultos e idosos, mostrando que a paz na Terra entre os homens é a mensagem principal deste período e o desejo maior da humanidade.
Edital n° 17: Centenário da Escola de Educação Física do Exército
Arte: André de Souza Ferraz Alves – Processo de Impressão: Ofsete + cor especial – Papel: cuchê gomado – Folha com 10 selos – Valor facial: 1° Porte da Carta – Tiragem: 80.000 selos – Área de desenho: 39 x 21 mm – Dimensão do selo: 44 x 26 mm – Picotagem: 11 x 11,5 – Data de emissão: 9/11/2022 – Local de lançamento: Rio de Janeiro/RJ – Código no Catálogo RHM: C4076
Nota para o Selo: 4. O artista do selo soube utilizar elementos que explicavam bem o motivo da emissão, como o corredor no movimento para realização do salto, o fundo com o Morro do Pão de Açúcar para situar o local e a ligação do prédio com o Exército, com o uso dos homens com fardamento e a logomarca. Mas entendo que acabou sendo um trabalho que ficou aquém do esperado, pois poderia ter sido utilizada uma imagem mais detalhada da frente da escola, proporcionando ao brasileiro e ao próprio estrangeiro uma melhor visão deste importante local.
Edital n° 18: Bicentenário da Independência – Prédios Históricos
Arte: fotos do acervo do Museu Histórico Nacional – MHN/Ibram e arte-finalização de Jamile Costa Sallum – Correios (MHN) e Lidia Marina Hurovich Neiva – Correios (Palácio dos Correios) – Processo de Impressão: Ofsete – Papel: cuchê gomado – 2 Blocos com 1 selo cada – Valor facial: R$ 6,50 (cada) – Tiragem: 12.000 blocos (cada) – Áreas de desenho: Ø 31,4 mm (MHN) e 30 x 40 mm (Palácio dos Correios) – Dimensões dos selos: Ø 31,4 mm (MHN) e 30 x 40 mm (Palácio dos Correios) – Dimensões dos blocos: 137 x 63 mm (MHN) e 137 x 85 mm (Palácio dos Correios) – Picotagem: 11,5 X 11,5 (MHN) e 12 x 11,5 (Palácio dos Correios) – Data de emissão: 15/11/2022 – Locais de lançamento: Rio de Janeiro/RJ (MHN) e São Paulo/SP (Palácio dos Correios). Códigos no Catálogo RHM: Museu Histórico Nacional (bloco (B228) e selo (C4077)) – Palácio dos Correios (bloco (B229) e selo (C4078)).
Nota para os Blocos: 2. No que diz respeito aos prédios em si, há de se concordar com a beleza e importância dos mesmos dentro da história do Brasil. Entretanto, três críticas pesam bastante nesta nota, sendo tirado um ponto em relação a cada uma. A primeira delas é quanto à data de lançamento dos blocos, pois 15 de novembro é o dia da Proclamação da República, sendo esta data totalmente sem relação com a independência. A segunda é quanto à própria temática do Bicentenário da Independência, pois o excesso de emissões traz um enorme custo para os colecionadores de selos deste tema, problema já ocorrido em anos anteriores para temáticas como as Olimpíadas, pra não citar outros. E terceiro, e principal: o selo de cada bloco é uma peça que recebe um código no Catálogo RHM e que é utilizado para porteamento de correspondências; quem consegue identificar o local ou motivo da emissão através destes selos de forma isolada?
Edital n° 19: Vacinas
Arte: Alan Magalhães – Processo de Impressão: Ofsete – Papel: cuchê gomado – Bloco com 6 selos – Valor facial: 1º Porte da Carta (cada selo) – Tiragem: 14.000 blocos – Área de desenho: 44 x 26 mm – Dimensão do selo: 44 x 26 mm – Dimensão do bloco: 120 x 100 mm – Picotagem: 11 x 11,5 – Data de emissão: 22/11/2022 – Local de lançamento: Rio de Janeiro/RJ – Código no Catálogo RHM: bloco (B230) e selos (Edward Jenner (C4079), PNI (C4080), Caderneta de Vacinação (C4081), Vacina luva (C4082), Vacina aplicação (C4083), Vacina gotas (C4084)).
Nota para o Bloco: 5. O selo proporciona uma belíssima aula de história e conscientização, pois traz desde Edward Jenner, pioneiro no desenvolvimento das vacinas (com a vacina do combate à varíola) – sendo que em 2023 se completam 200 anos de sua morte – além das diversas formas de aplicação das vacinas e a responsabilidade do governo e das famílias dentro de todo processo através de todo o processo de distribuição e aplicação e também o controle das doses e da época exata de aplicação de cada vacina para as crianças, jovens e adultos.
Edital n° 20: Série América – Arte: Forró
Arte: Daniel Effi – Correios – Processo de Impressão: Ofsete – Papel: cuchê gomado – Bloco com 1 selo – Valor facial: R$ 6,50 – Tiragem: 14.000 blocos – Área de desenho: 38 x 38 mm – Dimensão do selo: 38 x 38 mm – Dimensão do bloco: 70 x 100 mm – Picotagem: 11,5 x 11,5 – Data de emissão: 13/12/2022 – Local de lançamento: Campina Grande/PB e Caruaru/PE – Código no Catálogo RHM: bloco (B231) e selo (C4085)
Nota para o Bloco: 5. Na minha opinião é a mais bela emissão postal do ano de 2022. Uma riqueza de detalhes em cada canto. Uma aula de história e cultura que faz com que o nordestino relembre os elementos de sua cultura e os grandes artistas de sua terra. Além disso, proporciona também aos moradores do Norte, Sul, Sudeste e Centro-Oeste, além de todos os filatelistas, o desafio de descobrir o simbolismo de cada uma das imagens e conhecer assim mais desse estilo de música que cativa a todos e que tem em 13 de dezembro a celebração do seu dia, onde se comemoraria o aniversário do mestre e Rei do Baião, Luiz Gonzaga.
Resenha sobre as emissões de 2022
Planejamento e marketing são dois eixos importantes para o sucesso de qualquer empresa, não importa o tamanho que ela tenha.
No caso da Filatelia, os Correios em 2022 pecaram no Planejamento pelo anúncio tardio da não-realização da Lubrapex, sendo que pelos motivos de sua transferência para 2023 mostrou que esta decisão poderia ter sido informada muito antes.
O planejamento também envolve o processo de produção e criação dos selos. Erros como a grande quantidade de emissões do tema do “Bicentenário da Independência” e, principalmente, os ocorridos nos blocos da emissão de número 18 demonstraram que as peças filatélicas têm que ter uma função e um motivo e não apenas serem “mais um objeto comercializável”.
No marketing o erro se deu pela ausência de emissões sobre a “Copa do Mundo no Catar”, falha que já havia ocorrido em relação às “Olimpíadas de Tóquio” em 2021, pois, no caso da Copa, além de ser um evento que entusiasma os brasileiros e amantes do futebol daqui e de fora do país, também seria uma bela oportunidade para a produção e venda de selos deste motivo, visto que o esporte é um tema escolhido por muitos filatelistas.
Entretanto, tudo tem uma solução. Emissões como a relativa ao “Forró” mostram que o talento e a criatividade são características que marcam o brasileiro; e quando elas se encontram com os mais diversos tipos de arte, como a nossa querida Filatelia, os resultados obtidos culturalmente e também na área financeira são sempre positivos.
Apesar de todos os problemas relatados, desejo que em 2023 os selos postais cativem cada vez mais as crianças, jovens e adultos e façam com que as viagens pelas imagens e conhecimento que eles trazem tenham sempre um número maior de passageiros e apreciadores. Viva a Filatelia!
Fontes de consulta:
Biblioteca de Editais do filatelista José Carlos Marques:
Blog dos Correios: <https://blog.correios.com.br/filatelia/?page_id=16182>
Catálogo online do Portal RHM: <https://oselo.com.br/catalogo>
Catálogo online Stampworld: <https://stampworld.com/pt_BR/>
Informativo do Portal Filatelia 77: <https://filatelia77.com/>
Portal Colnect: <https://colnect.com/pt>
Portal FEFIBRA: <http://fefibra.org.br/textos.asp?id=215>
Portal da Sociedade Philatelica Paulista: <https://sppaulista.com.br/>