O 100 RÉIS CABEÇA PEQUENA-nº49


O 100 RÉIS CABEÇA PEQUENA-nº49

100 réis Cabeça pequena-nº49

100 réis Cabeça grande-nº54

O 100 réis Dom Pedro II, Cabeça pequena foi emitido em 1881.

 A série Cabeça Pequena (50, 100 e 200 réis) surge após as emissões impressas na América do Norte e inaugura a Casa da Moeda como empresa responsável pela produção de nossos selos postais.

Um ano após o surgimento desta série a casa da moeda já disponibilizaria a emissão Cabeça Grande.

O neófito tem dificuldades na classificação destes selos principalmente nos 200 réis. As diferenças devem ser bem observadas e no caso dos 100 réis é bem fácil saber quem é quem.

Os selos impressos na Casa da Moeda nesta época apresentam denteações irregulares, selos descentrados e nitidez variável.

Selos bem centrados, impressão nítida e sem defeitos são raros. O papel desta emissão postal apresenta um “vergé” quando examinados contra a luz. Às vezes um vinco surge no meio das estrias e isso não constitui um defeito. As estrias do “vergé” são sempre traços horizontais.

A DIFERENÇA

Para classificar o 100 réis Cabeça pequena basta olhar o circulo de pérolas que contorna a cabeça do Imperador. Nos 100 réis cabeça pequena este circulo não sobre interrupções. Na Cabeça grande o valor 100 réis invade e interrompe o circulo de pérolas.

Existem outras diferenças que você poderá estudar no Catálogo de Selos do Brasil.

Visite o nosso site e caso pretenda formar uma boa coleção do Brasil Império (um verdadeiro patrimônio filatélico) e escolha o seu 100 RÉIS DOM PEDRO II-CABEÇA PEQUENA.

Formas de Pagamento