O 100 RÉIS DOM PEDRO II DENTEADO
O selo de 100 réis Dom Pedro II, denteado, Catálogo de Selos do Brasil número 27 foi emitido em 1866 para atender à nova tarifa postal.
Antes desta data a tarifa postal era de 60 réis para uma carta simples até quatro oitavas quando esta era enviada por terra ou de 120 réis por via marítima.
A nova lei UNIFICOU e AUMENTOU a tarifa postal para 100 réis. A partir desta data uma carta até quatro oitavas pagava 100 réis de porte, não importando se ela fosse enviada por terra ou mar.
O selo de 100 réis foi impresso em diversas ocasiões para atender a elevada demanda entre 1865 e 1875 pela American Bank Note de New York nos Estados Unidos.
Nasceram os quatro tipos classificados no Catálogo de Selos do Brasil.
TIPO I - 27 a
TIPO Ia - 27
TIPO Ib - 27 Aa
TIPO II - 27 A
O elevado consumo dos selos de 100 réis fez com que exemplares NOVOS, sem carimbo ou obliteração manuscrita removida quimicamente, são atualmente peças escassas.
Dos quatro tipos o de número 1b é o mais raro.
Os múltiplos dos selos de 100 réis Dom Pedro II, NOVOS, são, consequentemente, ainda mais raros que os selos isolados. Algumas quadras são PEÇAS ÚNICAS e blocos grandes são raríssimos.
Uma boa coleção de selos do BRASIL apresenta pelo menos os quatro tipos do 100 réis Dom Pedro II, denteados e NOVOS.
Difícil será consegui-los com boa centragem, novos e com uma denteação perfeita.
Para ter uma boa coleção não basta ter recursos. Será preciso ter paciência e persistência para encontrar exemplares de boa qualidade.