O BRASIL É UM PAÍS ESTRANGEIRO?
Os filatelistas de Portugal costumam considerar o Brasil como parte integrante da coleção de Portugal, pelo menos até uma certa data.
Em que data deve-se considerar o Brasil como sendo parte de uma coleção de Portugal?
Para nós brasileiros a Independência foi em 1822 e para os portugueses?
Portugal não aceitou de imediato a nossa Independência e somente em 1826 é que o Brasil passou a ser considerado um PAÍS ESTRANGEIRO.
O Wallace Lopo, filatelista, nos enviou a seguinte questão:
Tenho uma peça filatélica que comprei recentemente em uma exposição que apresenta um carimbo “C.Est. De. N” dentro de uma oval.
Vocês poderiam dizer do que se trata?
Trata-se de uma carta enviada do Brasil para Portugal com data posterior a 1826, pois o carimbo significa CORREIO ESTRANGEIRO DE NAVIO.
Sim, nós somos estrangeiros para os portugueses que finalmente em 1826 reconheceram a nossa Independência.
Cartas circuladas entre o Brasil e Portugal entre 1822 e 1826 não apresentam este carimbo.
Veja os exemplos a seguir:
1824-SOBRECARTA BAHIA PARA LISBOA
5 de outubro de 1824 – Lista de preços enviada para Lisboa com marca postal CORºMARÍTIMO e 80 réis. Repare que não há a marca C.Est. De.N”.
1843-CARIMBO “MACEIÓ” PARA PORTUGAL
18 de março de 1843 - Sobrecarta de Maceió para Porto, Portugal com porte marítimo de 160 réis e complemento de 40 réis para o trecho Lisboa/Porto. Carimbo sépia MACEIO e “C.Est. De. N = Correio Estrangeiro de Navio”.
Em nosso site temos um capítulo especial apenas mostrando peças circuladas entre o Brasil e Portugal. Visite www.oselo.com.br, história postal-envelopes, Brasil/Portugal. São 40 peças de vários períodos e só analisando estas peças você terá uma idéia da nossa História e nossas ligações com o velho continente.
1840-SOBRECARTA DA BAHIA PARA O PORTO
19 de novembro de 1840 – Sobrecarta da Bahia para o Porto com carimbo linear BAHIA e taxa 240 na cor azul. Carimbo oval “C.Est. De. N” e complemento de porte de 80 réis para o percurso Lisboa/Porto.
Saiba mais e torne-se um bom filatelista.