O CORREIO FARROUPILHA
Durante este longo período a comunicação postal foi independente do serviço postal Imperial. Por essa razão existem peças pré-filatélicas com marcas postais com as indicações manuscritas do tipo “S.R. ou S. da R.= Serviço da República” na correspondência dos Farroupilhas.
1841 – MENSAGEM PARA O PRESIDENTE BENTO GONÇALVES
Carta do Ministro do Interior em São Gabriel (14 de março de 1841) ao Presidente Farroupilha Bento Gonçalves, assinada pelo Vice-Presidente Domingos José D’Almeida.
O documento atesta as razões empregadas pelo Presidente para tornar-se o Comandante em Chefe no dia 23 de novembro de 1838. O carimbo “BAGÉ” na cor sépia é o único conhecido.
Tese: Durante a década de separação do Brasil, causada pela guerra Farroupilha na Província do Rio Grande do Sul, foi desenvolvido um sistema informal de envio de comunicações escritas, que por alguma razão foi continuado após o final dos conflitos.
Existem também cartas com diversas indicações de transporte do tipo “pelo escravo”, “pelo navio que segue hoje” e sem qualquer indicação postal.
Do lado Imperial as cartas apresentavam marcas do tipo “S.N = Serviço Nacional” ou “S.P. = Serviço Público”. Veja o exemplo a seguir:
1836 – COMANDANTE AMEAÇA TOMAR A ESPADA
Carta manuscrita do General Comandante das Forças Imperiais Bento Manuel Ribeiro (29 de fevereiro de 1836) a respeito do traidor General Bento Gonçalves, líder dos revolucionários.
O General Bento Manuel ameaça invadir a cidade ocupada pelos rebeldes. Após um tempo Bento Manuel Ribeiro passou a lutar ao lado de Bento Gonçalves. Carta da Câmara Municipal de Rio Pardo com carimbo “CACHOEIRA” e indicação manuscrita “S.N. = Serviço Nacional”.
Dia 20 de setembro - Dia do Gaúcho.