O DESAFIO DOS OLHOS DE BOI FALSOS


O DESAFIO DOS OLHOS DE BOI

No dia 16 de julho de 2020 nós enviamos um desafio onde era solicitado que os participantes respondessem às seguintes perguntas:

Já que você sabe identificar um Olho de Boi autêntico de um falso responda a seguinte questão:

A – Entre os nove exemplares apresentados, existem selos falsos? Em caso positivo, responda a segunda questão:

B – Quantos selos falsos aparecem entre os nove exemplares?

C – Quais são os exemplares falsos, caso exista um ou mais?

A tarefa foi difícil e eu acreditava que ninguém iria acertar, mas uma pessoa o fez. Após centenas de mensagens eletrônicas uma resposta foi perfeita.

O primeiro selo que aparece é um 30 réis Olho de Boi que veio para ser certificado. É o número 1, sem margem inferior. A peça foi adquirida em um site genérico do tipo Mercado Livre, eBay ou outro qualquer. Examinei com bastante cuidado, pois a impressão é muito boa, mas o papel não é de Olho de Boi. Por isso não é possível adquirir peças deste gênero sem conhecer a procedência e sem ter um certificado.

O segundo exemplar falso é o selo número 3 – o selo de 90 réis Olho de Boi. Este exemplar foi enviado por um comerciante e assim como o selo de 30 réis acima ele tem boa impressão, mas o papel é exatamente o mesmo que o do selo anterior. Duas excelentes falsificações.

Como sabemos os falsos do Jean Speratti, assim como os demais, só são garantidos com um exame do tipo de papel. O famoso falsário empregava o papel original (quando isso era possível) para fazer as suas reproduções. No caso dos Olhos de Boi isso não foi possível, pois não existem margens grandes para que o falsário reproduza a peça no papel original.

O terceiro exemplar é justamente o selo de 60 réis Olho de Boi – selo número 8. Um falso Speratti. Este muitos dos participantes acertaram.

EXEMPLAR S23252 DO SITE www.oselo.com.br

Tivemos muitas pessoas que apontaram o selo de 90 réis, selo número 4, como sendo falso. Ele é autêntico, porém foi lavado quimicamente para remover a obliteração manuscrita e assim procurar vender o selo como sendo novo.

Para fornecer um certificado de autenticidade de um Olho de Boi é preciso ter a peça em mãos. O perito deve conhecer os diversos tipos de papel (nos Olhos de Boi temos 4), deve examinar a peça na lâmpada ultravioleta para saber se há vestígios de remoção química de carimbo, deve medir a espessura do papel do selo em vários pontos, examinar na benzina para saber se há restauração, reparo, afinamento do papel, etc. Além disso a peça é digitalizada em 600 ou 1200 dpis para um exame de cada canto das peças e depois olhar num microscópio para ver eventuais imperfeições.

ATENÇÃO – Selo novo com restauração ou reparo é desaconselhável adquirir. Um reparo ou uma restauração pode ter sido feita justamente para transformar um selo carimbado em selo novo. Basta o exemplar ter um carimbo num canto para que um reparo iluda o comprador.

Sabemos que os Olho de Boi novos são extremamente raros e na verdade a maioria é proveniente da remessa de papéis de foro e de processos que foram conduzidos por funcionários do serviço judicial público. Por essa razão não passaram pelo serviço postal, mas recolheram o porte devido, uma vez que isso era mandatório. Em muitos casos estes pacotes foram obliterados a pena pelo funcionário do serviço público e outras vezes não. Isso significa que os selos novos examinados e certificados foram na verdade removidos de um deste tipo de pacote, ou seja, circularam, mas não pelos serviços postais.

Existem Olhos de Boi com goma original?

Sim, existem e são extremamente mais raros que os selos sem goma. Quando você vê um Olho de Boi com a goma lisa, sem “craquelê” pode acreditar que ele foi gomado posteriormente. A goma original destes raríssimos exemplares é semelhante ao que acontece nos blocos de 10 réis Verticais. A goma é irregular, falhada e geralmente amarelada. Esta goma original também aparece nos selos de 280 e 430 réis de 1861 e em alguns casos pode até estragar o selo e deve ser removida.

O VENCEDOR DO DESAFIO FOI

Cristian Guimarães Molina de Fortaleza que respondeu 1, 3 e 8.

Ele irá receber os prêmios devidos e parabéns.

E você ainda vai comprar selos deste gênero sem ter um certificado? Eu examino selos do Brasil e faço certificados desde 1999 e só sei que muitas vezes eu fico em dúvida. Em caso de dúvida eu simplesmente não faço o certificado, pois existe uma grande responsabilidade nesta tarefa. Ela não é apenas uma forma de receber pelos serviços prestados. É uma responsabilidade financeira e jurídica. Claro que erros podem ser cometidos e por eles devemos responder.

Boa sorte a todos e nós da RHM agradecemos a participação de todos.

Peter Meyer

Editor dos Catálogos de Selos do Brasil

Perito da Association Internationale des Experts em Philatélie – AIEP (apenas para selos do Brasil).

 

Formas de Pagamento